Juazeiro: secretaria de Educação lança projeto de Rádio Escola

Aplicar a linguagem radiofônica no processo de ensino escolar. É isso que propõe o projeto de Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”, lançado pela secretaria de Educação de Juazeiro nesta quinta-feira (20/08). “O projeto busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permitindo o acesso à informação cotidiana e de utilidade publica”, destacou o coordenador pedagógico e radialista, Geraldo Messias.

A partir da estruturação de um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica e da formação de equipes de comunicadores, o projeto vai permitir a realização de produções e o desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares, através da utilização dos recursos da mídia rádio. “Alunos e professores passarão da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, despertando o exercício de um olhar critico em relação aos conteúdos veiculados pelos diversos veículos”, pontuou Messias.

A difusão dos programas de rádio acontecerá via caixas de som, que serão espalhadas pelo pátio, corredores e salas de aula. O modelo operacional se destina a atender tanto as necessidades internas, quanto das comunidades ao redor. “A idéia é que a rádio não seja usada apenas para criar momentos de entretenimento e lazer, mas, também, construa propostas de cidadania que discutam questões ligadas à sexualidade, saúde, meio ambiente e ao combate a todas as formas de discriminação e preconceito”, ressaltou o pedagogo.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro