BM admite erro em operação em São Gabriel e afasta subcomandante

Parece mesmo que não há mais como negar, e a Brigada Militar admitiu em coletiva neste sábado (23) que "há grande possibilidade de o tiro ter partido de um dos policias". O tiro em questão resultou na morte do sem terra Elton Brum da Silva, na ação de despejo realizada pela BM na fazenda Southall em São Gabriel.

brum1

O subcomandante-geral da BM, coronel Lauro Binsfeld foi afastado do cargo na manhã deste sábado. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da BM, João Carlos Trindade. Assumirá no lugar de Binsfeld, o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jones Calixtrato. Binsfeld esteve à frente da reintegração de posse em São Gabriel.

Durante a coletiva Trindade assumiu que houve erro na operação em São Gabriel e que há grande possibilidade de o tiro ter partido de um dos policiais."A probalidade é bastante grande, até porque a gente não encontrou armamento dessas características. Possivelmente tenha sido de uma arma de um policial militar, mas isso é o inquérito que vai dizer."

De acordo com Trindade, a orientação que foi dada ontem era para que apenas armas com munição não-letal fossem usadas, mas pelo menos 12 policiais admitiram que estavam portando armamento calibre 12.

Nota divulgada pela BM aponta que "já foram identificados os Policiais Militares que manusearam armamento de mesma característica e calibre, que preliminarmente foi apontado como o causador do óbito (calibre 12), cabendo ao encarregado do inquérito a identificação da autoria."

A nota diz ainda que "foi solicitado e atendido pelo Ministério Público Estadual o acompanhamento da investigação, junto ao encarregado do inquérito, de promotor público, sendo indicada a Dra Ivana, da comarca de São Gabriel."

Na tarde de ontem, logo após o ocorrido, a BM chegou a divulgar que Brum teria sofrido um mal subito, versão que foi logo desmentida pelo Hospital. Outra manifestação no mínimo curiosa foi da promotora de São Gabriel, Lisiane Villagrande, presente no momento da ação de despejo, que declarou ter sido "extremamente profissional" o comportamento dos policiais no evento, quando há inúmeros relatos (e imagens) que dão conta de uma ação extremamente violenta.

O MST divulgou duas fotos do corpo de Elton Brum da Silva, no hospital de São Gabriel, que comprovam que ele foi alvejado pelas costas por vários projéteis de arma de fogo (uma espingarda calibre 12, no caso). Em nota o movimento aponta a possibilidade de assassinato, já que o fato ocorrera quando a situação já encontrava-se controlada e sem resistência.

Segundo informações do hospital de São Gabriel, oito projéteis atingiram seu corpo e há indícios de que o tiro foi dado à queima roupa, pelas costas.

A nota do MST também aponta responsabilidade do Poder Judiciário que impediu a desapropriação e a emissão de posse da Fazenda Antoniasi, onde Elton Brum seria assentado. "Sua vida teria sido poupada se o Poder Judiciário estivesse a serviço da Constituição Federal e não de interesses oligárquicos locais." Também cobra posicionamento do Ministério Público Estadual que teria se omitido no momento da ação, "diante da violência a qual foi testemunha no local. E agora vem público elogiar ação da Brigada Militar como profissional."

Brum é enterrado em Canguçu

O mais novo mártir da luta pela reforma agrária no Brasil, Elton Brum da Silva, foi sepultado na sua terra natal, Canguçu. O enterro ocorreu no final da tarde deste sábado e reuniu dezenas de pessoas, no Distrito de Solidão, próximo à sede do município, que fica na região sul do estado.

O velório ocorreu em Remanso, na casa da família da vítima. Dezenas de pessoas saíram da residência e percorreram quase 6 quilômetros até o cemitério. Muita emoção de familiares, amigos e líderes do MST marcaram o culto enumênico que foi celebrado antes do enterro. O caixão foi sepultado com as bandeiras do Brasil e do MST."Vamos vingar esta morte acabando com o latifúndio em todo país e lutando pelo socialismo – falou Adelar Preto," um dos coordenadores estaduais do MST.

De Porto Alegre
Clomar Porto
Com informações Zero Hora, RS Urgente