Primeiro coração artificial cearense será apresentado em workshop

A imprensa e a comunidade médica de Fortaleza vão conhecer detalhes do primeiro projeto de coração artificial fabricado no Ceará. Será durante a quinta edição do Workshop de Transplante Cardíaco e Suporte Circulatório Mecânico, que acontece nesta sexta-feira (21) e sábado (22) no Centro Experimental do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (Cenpex).

A iniciativa, genuinamente cearense, integra a rede de projetos da Studheart, presidida pelo empresário Beto Studart. O projeto tem a coordenação dos médicos cardiologistas Alessandro Verona (criador), Juan Mejia (chefe da Área de transplante do hospital), José Augusto Parente e Henrique Carvalho (também diretores da empresa Studheart.

O projeto está centrado no desenvolvimento do Ax-TIDE VAD, um dispositivo de assistência circulatória mecânica implantável, cujo uso permite tratar insuficiências cardíacas avançadas. Feito de titânio e gerenciado por uma central eletrônica digital portátil, alimentada por um conjunto de baterias recarregáveis, o Ax-TIDE possui diversas vantagens sobre a tecnologia mais usada atualmente. Entre elas, o tamanho e a portabilidade, já que o paciente consegue se locomover com o equipamento, desobrigando-o da internação hospitalar.

O projeto, para ser viabilizado, compreenderá duas grandes fases de trabalho. A primeira, de “Patentes e Infra-estrutura”, tem por objetivo cumprir as premissas brasileiras de patente e normas similares para que o produto seja oficialmente apresentado ao mercado. Alem disso, inclui a criação de toda a estrutura necessária para viabilizar a fabricação do produto no Brasil.

A segunda, de “Análises Clínicas”, compreende a implantação do coração artificial em dez animais (Fase Pré-Clínica), que serão acompanhados por seis meses; e, depois, em dez humanos (Fase Clínica), que também serão acompanhados por seis meses. Concomitantemente, médicos de todo o país serão capacitados para que se habilitem a executar a cirurgia.

Saiba mais sobre a Studheart Medical Tecnology

Com o compromisso empresarial compatível com a importância do projeto de coração artificial nasce a Studheart Medical Technologies, empresa que dará suporte aos 18 meses de desenvolvimento do projeto, e, após a conclusão dessa fase, irá operacionalizar a produção do Ax-TIDE.

A perspectiva é atender o mercado da América Latina, com a produção inicial de 40 equipamentos por mês e uma meta de crescimento de 50% ao ano. A empresa irá investir ainda em pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos da linha médica.

Fonte: Agência da Boa Notícia