Sem categoria

EUA: 77 bancos já fecharam as portas este ano

A crise bancária nos Estados Unidos entrou em nova fase, marcada pelo fechamento de bancos menores e regionais, entubados de grandes quantias de empréstimos e títulos tóxicos comprados de outros bancos, afirmou o Wall Street Journal.

Este ano até agosto, 77 bancos dos EUA foram fechados, na taxa mais acelerada desde 1992, segundo o jornal. E analistas prevêem que esse número aumentará.

Cerca de 20% dos bancos tiveram prejuízo no primeiro trimestre, segundo dados mais recentes da Corporação Federal de Seguro de Depósito (FDIC).

E os problemas estão se espalhando para as pequenas e médias instituições.

Quinta-feira à noite, o Guaranty Financial Group estava para ser fechado, no 10º maior colapso de um banco na história dos EUA.

E o banco de Texas ultimava a venda para o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA, da Espanha.

Os problemas do Guaranty derivaram de um portfólio lotado de títulos criados pelo agrupamento de hipotecas originadas por alguns dos piores credores do país.

Ele é um dos milhares de bancos que investiram em tais títulos, que costumavam ter rating elevado por parte das agências de classificação de risco, apesar de dependerem da saúde da fragilizada indústria de hipotecas e das instituições financeiras.

“Na maioria dos cenários, eram investimentos bons e prudentes — desde que não houvesse uma crise bancária ou imobiliária”, afirmou John Stein, presidente da FSI Group LLC, uma empresa de Cincinnati que investe em instituições financeiras.

O espectro do colapso do sistema bancário persiste, apesar de o governo já ter torrado US$ 250 bilhões apenas em aporte de capital desde 2008, a maior parte para os grandes bancos.

Fonte: Blog O Outro Lado da Notícia