Câmara pede informações sobre morte de sem terra no RS
“Além da morte de um trabalhador que lutava por seus direitos, fato por si só triste e gravíssimo, a democracia brasileira é ferida a cada episódio semelhante a este. Esperamos que sejam apuradas as responsabilidades e tomadas as providências necessárias para que tais atos não voltem a ocorrer”, afirma o deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Publicado 24/08/2009 15:21
A Comissão enviou, na sexta-feira (21), ofício ao general Edson de Oliveira Goularte, secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando informações sobre as circunstâncias da morte do trabalhador Elton Brum da Silva, durante ação de reintegração de posse realizada pela Brigada Militar no município de São Gabriel (RS). O parlamentar espera que as investigações apontem os responsáveis por tal ato.
Eltom Brum, 44 anos, participava desde o dia 12 de agosto, junto com cerca de 700 militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), de ocupação na fazenda Southall, em São Gabriel, cidade localizada a 320Km da capital Porto Alegre.
No ofício, o presidente da Comissão também solicita informações acerca de denúncias de torturas e lesões corporais praticadas por policiais contra integrantes do MST que ocupavam a fazenda Southall.
Agência Câmara