Goiânia dá um dos passos mais importantes na área esportiva
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende assinará nesta quinta-feira, dia 27 de agosto a mensagem de Lei de Criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia. Segundo o secretário municipal de esporte e lazer, Luiz Carlos Orro, um dos passos mais importantes para consolidação e ampliação de programas de inclusão social em Goiânia.
Publicado 25/08/2009 10:44 | Editado 04/03/2020 16:44
Nesta quinta-feira, às 10h no Paço Municipal de Goiânia será um dia histórico para o esporte e lazer de Goiânia.
O prefeito Iris Rezende irá assinar a mensagem de Lei de Criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, bem como diversos Convênios com Clubes Esportivos e Recreativos, APAE e Associação dos Idosos do Brasil, para ampliar as práticas esportivas e acesso da população a programas de lazer.
Estão sendo convidados todos e todas do mundo esporte, como atletas, professores e estudantes de educação física, representantes de federações, ligas e associações esportivas, além de entidades e empresários, dirigentes de clubes recreativos e esportivos.
O projeto de Lei Complementar propõe a Criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, com o Conselho, o Fundo e o Incentivo Municipal ao esporte e lazer, além do tombamento dos campos de futebol de várzea, novas atribuições da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), entre outras medidas.
Com os convênios, a Prefeitura terá à disposição 300 vagas para treinamento em diversas modalidades, cedidas pelos Clubes Recreativos. A SEMEL, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação fará a seleção e encaminhamento dos alunos da rede pública, que participarão, gratuitamente, do Projeto Aluno e Aluna Atleta, a ser lançado em setembro próximo.
Segundo o secretário municipal e coordenador do Fórum de esporte e lazer, Luiz Carlos Orro, o ato do envio do projeto de lei complementar representa o coroamento de quase dois anos de trabalho. Esclarece ainda que o projeto de lei foi debatido e apresentado pelo Fórum de Esporte e que a instituição desse Sistema é indispensável para efetivar políticas públicas de esporte e lazer, efetivando-os como direito à cidadania, fortalecendo o setor esportivo e de lazer de Goiânia.
“Esse momento é um passo muito importante para consolidação e ampliação de programas de inclusão social. Queremos buscar a universalização do acesso aos programas de esporte e lazer, pois estes são direitos sociais previstos na Constituição Federal e que ainda demandou muita luta e muita união para serem efetivadas" avalia o Secretário Luiz Carlos Orro.
Ainda segundo Orro, esse é o resultado da unidade de ação de dezenas de entidades, atletas, Faculdades e patrocinadores da área esportiva e de lazer, que vem se reunindo periodicamente desde fevereiro de 2008, quando foi instalado o Fórum Municipal e aprovada a luta pela estruturação e consolidação das políticas públicas e da estrutura institucional do Esporte e Lazer em Goiânia.
Mais informações sobre o Sistema podem ser obtidas através da Assessoria de Planejamento da Semel, professor Jorge Ricardo Arantes (62) 3524-5026.
De Goiânia,
Eliz Brandão