Jornal O Povo enfrenta protesto conta demissão de líder sindical

A imagem de “jornal democrático” que O Povo tenta passar à sociedade foi mais uma vez arranhada. Depois de enfrentar manifestações contundentes contra a intransigência de seus representantes na mesa de negociação com os jornalistas, O Povo voltou a enfrentar protestos do movimento sindical, desta vez por causa da demissão do diretor do Sindicato dos Gráficos (Sintigrace), Juarez Alves, líder da greve conjunta deliberada pelas duas categorias no dia 18 de março de 2009.

manifestação jornal O Povo 2

Passando por cima da CLT e da Constituição, O Povo, num ato arbitrário e ilegal, demitiu Juarez, empregado na empresa há quase 30 anos, no dia 6 de agosto. Em resposta, a empresa enfrentou, na última sexta-feira (21/08), novas manifestações. “Viemos inaugurar o muro construído pelo jornal para conter o movimento sindical e dizer que esta é só a primeira de uma série de manifestações que as centrais, confederações, federações e sindicatos de trabalhadores realizarão na porta do jornal até a reintegração do companheiro Juarez”, afirmou a presidente do Sindjorce, Déborah Lima. “Desta vez, foi só uma aviso”, emendou o presidente do Sintigrace, Rogério Andade.

Apoio de 15 sindicatos, 5 centrais sindicais, 2 federações e 1 confederação 

Nada menos do que quinze sindicatos (de trabalhadores do comércio e serviços, da construção civil, do asseio e conservação, da confecção feminina, dos correios, técnicos de segurança do trabalho, metalúrgicos, eletricitários, vigilantes, têxteis, frentistas, sapateiros, gráficos, jornalistas e aposentados), cinco centrais sindicais (CUT, CTB, Conlutas,  Intersindical/Unidade Classista e Força Sindical), duas federações (dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Estado do Ceará e Federação Nacional dos Jornalistas), uma confederação (dos Trabalhadores em Comércio e Serviços), dois partidos políticos (PT e PSTU) e o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Chico Barbeiro (PCdoB), engrossaram o protesto de jornalistas e gráficos contra a demissão do dirigente do Sintigrace pelo jornal O Povo.

“A demissão do companheiro Juarez foi uma demonstração de que o jornal O Povo, em seus 80 anos, ainda não reconhece o direito do trabalhador, a Constituição, a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria”, resumiu Rogério Andrade. “O Sintgrace vai preparar novas manifestações, além das ações jurídicas que o jornal O Povo irá sofrer”, adiantou.

Fonte: Sindjorce