Sem categoria

Senado americano lamenta perda de Ted Kennedy

Edward M. Kennedy, decano dos senadores estadunidenses, morreu nesta quarta-feira aos 77 anos, vítima de um câncer cerebral que o tirou nos últimos dias de suas atividades no Congresso.

A mídia dos Estados Unidos destacou a notícia de sua morte, afirmando que Edward deixa os democratas sem uma das figuras mais proeminentes e deix os liberais em plena campanha para aprovação de mudanças fundamentais no sistema de saúde nacional.

O senador por Massachussetts, último de nove irmãos de uma família que dominou a politica estadunidense, fez sua última aparição pública em Washington, em agosto, quando pressionou o Senado pela melhoria da política de saneamento público.

E o tema da saúde, ao que denominou a causa de sua vida, o impeliu a pedir a modificação das leis de seus Estado, para garantir uma rápida escolha de seu sucessor, uma vez que seu partido necessita a maior quantidade de votos possíveis para aprovar a reforma.

A família Kennedy, que produziu grandes figuras da política estadunidense, como o ex-presidente John Fitzgerald e seu irmão, o ex-procurador-geral Robert, perde Edward poucos dias depois da morte de outra personalidade dos Kennedy, Eunice.

"Um capítulo importante da nossa história se encerrou. Nosso país perdeu um grande líder, que tomou a tocha das mãos de seus irmãos mortos e se fez o maior senador de seu tempo", sentenciou o presidente americano Barack Obama ao ter conhecimento da nota de falecimento.

Fonte: Prensa Latina