Sem categoria

Cúpula trilateral poderá reunir Obama, Abbas e Netanyahu

Uma cúpula trilateral dos líderes palestino, israelense e estadunidense está sendo preparada para que se realize durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês de setembro, de acordo com fontes palestinas.

As fontes confirmaram os preparativos, mas se recusaram a confirmar ou negar se o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, aceitaria reunirse com o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu e com o presidente estadunidense Barack Obama.

Abbas quer que Israel deixe de construir novos assentamentos ilegais na Cisjordânia e Jerusalém Oriental antes de aceitar a reunião com Netanyahu.

A administração Obama também deseja que o estado hebraico pare as atividades de assentamentos porque tornam quase impossível a criação de um estado palestino no futuro.

Se espera que Obama declare seu ponto de vista sobre o impulso das conversações de paz no Oriente Médio em seu discurso na Assembleia Geral.

As conversações de paz entre Israel e os palestinos foram suspensas quando Israel lançou uma agressão de três semanas na Faixa de Gaza, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

Antes de visitar Nova York, o presidente Abbas também fará escalas nos países árabes do norte da África e em um número de estados europeus, incluindo França e Espanha.

Fonte: Xinhua