Mantega: Brasil terá mais um grau de investimento em setembro
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a agência de risco Moody's deve conceder grau de investimento ao Brasil no próximo mês. A Moody's seria a última das grandes agências de risco a dar tal classificação ao país.
Publicado 27/08/2009 11:36
"A Moody's nos dá sinais de que vai nos promover a investment grade…. Provavelmente em setembro", disse o ministro ao chegar ao ministério em Brasília. Uma fonte da Fazenda informou que Mantega conversou recentemente com autoridades da agência de classificação de risco que sinalizaram um “upgrade iminente”.
"É bom que aconteça logo depois da crise, porque eles tiveram a oportunidade de ver o Brasil ter sido posto à prova", afirmou Mantega. As outras duas principais agência de classificação, Standard & Poor's e Fitch, já avaliam o Brasil como grau de investimento no ano passado, nota concedida a economias consideradas mais seguras para investimentos.
Nota soberana
A classificação abre a possibilidade de o País receber investimentos de fundos estrangeiros que são formalmente proibidos de aplicar recursos em países abaixo do grau de investimento. Na Moody's, o Brasil é classificado como Ba1, um nível abaixo do grau de investimento.
Em julho, a agência anunciou ter colocado a nota soberana do país em perspectiva positiva. Consultada, a instituição informou por meio de sua assessoria de imprensa que o conselho da Moody's deve se reunir até o final de setembro para deliberar sobre o assunto.
Com agências