Sem categoria

Metrô de Moscou restaura homenagem a Stálin

A direção do Metropolitano de Moscou começou a restabelecer o nome do revolucionário soviético Josef Stálin nas estações do transporte subterrâneo da capital russa.

Por Osvaldo Bertolino, com agências

O primeiro passo foi dado na estação Kurskaia, onde durante obras de restauração foram reescritos em grandes letras douradas dois versos do hino da União Soviética que elogiava o trabalho do revolucionário:

“Stálin educou-nos na fidelidade ao povo, ao trabalho e inspirou-nos para feitos heróicos.”

A estação reconstruída foi aberta ao público na quarta-feira (26).

Nos finais dos anos 50 do século 20, durante a campanha revisionista de Nikita Kruschov, esses versos, tanto no hino como na estação de metropolitano, foram substituídos por outros do mesmo poeta:

“Por entre tempestades brilhou para nós o sol da liberdade, e o grande Lênin iluminou-nos o caminho”.

“Trata-se do restabelecimento da verdade histórica. A inscrição que hoje podem ver os passageiros é a mesma que os passageiros viram em 1950, quando foi inaugurada a instalação”, explicou Pavel Sukharnikov, porta-voz do Metropolitano de Moscovo.

Na cerimônia de abertura, Dmitri Gaev, diretor do Metropolitano, disse que que o “restabelecimento da justiça histórica” não foi total.

“Claro que há pequenas mudanças. Por exemplo, desapareceu a estátua de Stálin, que esteve aqui durante os primeiros anos de funcionamento da e stação”, disse.

Os comunistas de Moscou viram na iniciativa da direção do Metropolitano uma justa homenagem no 130º aniversário do nascimento de Stálin e no 65º aniversário da vitória da URSS na Segunda Guerra Mundial.

“Hoje, tem lugar uma reavaliação de Stálin. Ele transforma-se na consciência social de homem que abusou do poder num estadista que fez da União Soviética uma grande potência”, considera Vladimir Lakeev, dirigente da representação comunista na assembléia municipal da capital russa.

A direita local e a mídia internacional estão reagindo com fúria à justa homenagem ao heróico e histórico dirigente da revolução soviética.