30 anos de Anistia: Governo do CE já concedeu 226 indenizações

A Comissão de Anistia Wanda Rita Sidou ainda tem 254 processos para julgar. Já foram pago mais de R$ 4 milhões

Em reunião alusiva aos 30 anos de anistia, a Comissão Especial Wanda Rita Sidou, ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), concedeu o direito à indenização a quatro ex-presos políticos cearenses, que comprovaram ter sido vítimas da ditadura militar.

São eles: Antônio Giovani Leite Sampaio, Expedito Nogueira (falecido), Moacir Carlos de Pinto e Zelito Nunes Magalhães.

De acordo com o presidente da Associação 64/68 – Anistia, Mario Albuquerque, restam 254 processos para serem apreciados. A Comissão já julgou e deferiu 226, pagando um valor total de R$ 4.994.000,00 milhões.

Ele informou também que os anistiados políticos vivem a expectativa de que o governo do Estado pague, até a primeira semana de setembro, um novo lote a ex-presos políticos que tiveram seus requerimentos aprovados no primeiro semestre de 2009, entre os quais Bergson Gurjão Farias, cearense morto e desaparecido no Araguaia, cujas ossadas foram recentemente identificadas.

Ontem, a história e memória dos 30 anos de anistia foi tema de debate no auditório do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.

Para a professora doutora em História, Ana Rita Fonteles, é sempre bom debater esse tema juntamente com os jovens que não participaram do movimento, para que eles entendam a importância da pesquisa, dos relatos e da lei.

Segundo a professora Danyelle Nilian Gonçalves, doutora em História, a anistia perde significações e sentidos quando se fala em algo homogêneo. "Tudo que diz respeito a ditadura tem diferentes sentidos".

Fonte: Diário do Nordeste