PCdoB debate as teses do seu XII Congresso no auditório da ALE

A direção do PCdoB deve ingressar com uma representação no TRE-AM, na próxima semana, para reaver o mandato de vereador ocupado por Marcelo Ramos, que no último dia 5, desfiliou-se do PCdoB. A decisão foi anunciada durante a plenária ocorrida na manhã de ontem (29), no auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, e que reuniu cerca de 350 militantes.

A sigla tem até o dia 5 de setembro para reivindicar o mandato junto ao Tribunal, caso contrário, qualquer suplente da coligação que elegeu Ramos pode cobrá-lo. “O mandato pertence ao partido. A legislação é clara”, explica o presidente do PCdoB/AM, Antônio Levino.

Segundo ele, a reunião de sábado serviu para reafirmar a decisão junto à militância, além de informar os filiados sobre o processo disciplinar que culminou na suspensão de Marcelo Ramos, por 90 dias, do ex-filiado. “Não há julgamento do Marcelo. O processo terminou no dia 13 de junho. Ele foi avisado disso e decidiu desfiliar-se antes de se defender. Nossa obrigação é esclarecer isso para os militantes do nosso partido sobre todos os passos desse procedimento”, afirma Levino.

Segundo o presidente do PCdoB, o vereador vem fazendo uma série de críticas ao partido por não aceitar que seu mandato seja requerido. “Nosso jogo é limpo. Não temos medo de denúncias, mas não vamos jogar baixo. Vamos defender nosso partido ”, comenta, acrescentando que o que move Ramos é uma disputa política visando às eleições de 2010.

“Ele teve espaço para defender-se mas não quis. Se sentiu discriminado. Que discriminação é essa que orienta e permite que um filiado assuma a direção nacional de juventude do PCdoB, a secretaria executiva do Ministério dos Esportes, a subsecretaria municipal de Esportes e a presidência do IMTU (Instituto Municipal de Transportes Urbanos)?”, questionou Levino.

Tentativa de coação

O juiz Wellington de Araújo concedeu liminar para impedir um suposto julgamento do vereador Marcelo Ramos durante a plenária de ontem. Caso houvesse menção a esse julgamento, a justiça ameaçava pedir reforço policial. “A reunião de sábado não era um fórum pra julgamento e sim para informação e debate de nossas teses rumo ao 12º Congresso Nacional do PCdoB”, disse o secretário geral do partido, Domingos Sales.

A meta da legenda é filiar 30 mil pessoas ao PCdoB até o fim de 2009. Atualmente, o partido tem aproximadamente 14 mil membros em todo o Estado. Em Manaus, o número é de 8 mil filiados.

Ouça a rádio Fronteira Vermelhan http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm