Sem categoria

Circula na internet que Protógenes vai para o PCdoB

Diversos sites noticiaram nesta terça-feira (1º) que Protógenes Queiroz iria se filiar ao PCdoB, embora nenhum citasse como fonte o próprio delegado da Polícia Federal, que se celebrizou ao prender o banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha. A presidente do partido em São Paulo, Nádia Campeão, não confirmou a notícia. Nádia explicou que o PCdoB fez o convite a Protógenes, mas aguarda sua resposta, que deve ser dada nesta quarta-feira.


"Aguardamos com ansiedade a resposta dele. Até o momento, Protógenes não disse nada", disse Nádia, que também é do Comitê Central do PCdoB, para à Agência Estado. Ela e o presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, foram insistentemente procurados por órgãos, mas não confirmaram a versão. Quanto a Protógenes, não falou com a imprensa.

Segundo Nádia Campeão, o PCdoB manteve conversações com Protógenes e de fato convidou-o a militar em suas fileiras. Mas ela agrega que o partido respeita e compreende a resposta do condutor da Operação Satiagraha, que estabeleceu 2 de setembro como a data em que anunciaria sua opção.

"Contagem regressiva" termina quarta

A reportagem da Agência Estado diz ter entrado em contato com os presidentes de todas as siglas que fizeram convite a Protógenes. Segundo esta fonte, seriam cinco partidos, e seus dirigentes "receberam com surpresa a informação de que o delegado anunciará na quarta-feira a sua decisão. 'Não sabia que era amanhã (quarta). Devo entrar em contato com ele (Protógenes) hoje (terça)', disse o presidente paulista do PDT, o deputado federal Paulo Pereira da Silva", conforme a Agência Estado.

No entanto, já no último dia 20, Protógenes publicou em seu blog (http://blogdoprotogenes.com.br/) que revelaria a sua escolha partidária nesta quarta. "Hoje começamos a contagem regressiva de um importante ato na vida pública política, de ingresso a um partido que será anunciado no dia 2 de setembro e conclamo a todos os brasileiros que nos unamos para combater a corrupção na sua origem e mudarmos o quadro político nacional no partido que carregue o peso da ética e da moral", afirmou.

O blog reproduz várias informações veiculadas na imprensa, "seguras" mas completamente desencontradas. E comenta com ironia que são "alguns exemplos especulativos a respeito da minha filiação político partidária", que "chegam as vezes ao delírio, por parte da nossa imprensa".

Na "blogosfera", a ironia de PHA

Aparentemente as afirmativas sobre o PCdoB chegaram aos portais de notícias a partir da "blogosfera". O Bahia Notícias, do jornalista Samuel Celestino, desde a madrugada asseverava:

"O delegado afastado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, anunciará filiação ao PCdoB na próxima quarta-feira (2). A confirmação foi dada nesta segunda (31) com exclusividade ao Bahia Notícias."

Já o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, manteve o estilo cáustico. Seu título: Serra queria chapa Marina-Protógenes no PV. Protógenes vai para o PCdoB. E o texto:

Amanhã, numa coletiva às 14 horas, no Hotel São Paulo, onde trabalhou para prender Maluf, Berezovsky, Lao, Daniel Dantas e outros da mesma estirpe, o ínclito delegado Protógenes Queiroz anuncia que, no dia 7 de setembro, se filiará ao PCdoB.

Antes de se decidir pelo PCdoB, Protógenes conversou com muita gente. Com o PSOL, o PDT, com o prefeito Geraldo Kassab (não confundir com Gilberto Alckmin), com o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, e com parlamentares que falavam em nome do Zé Pedágio [que é como o jornalista costuma chamar o presidenciável tucano José Serra].

Zé Pedágio queria que Protógenes entrasse para o PV e fosse o candidato a vice de Marina Silva. Marina Silva topou. Protógenes, não.

Protógenes só dirá a que cargo se candidatará três meses antes da eleição. Ele pretende fazer parte de uma cruzada cívica, supra-partidária, coordenada pelo PCdoB, em nome do combate à corrupção. Os membros dessa cruzada é que decidirão, três meses antes da eleição, a que cargo Protogenes deve se candidatar.

Ao pé do post, Paulo Henrique Amorim anexa uma Navalha (comentário editorial) onde a mordacidade tem sua apoteose: "Está mais do que claro que Marina Silva não é verde. É laranja."

Já o Terra Brasil optou por repercutir a versão junto à deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS). Luciana disse que na última quinta-feira Protógenes conversou com o presidente da sigla no Rio Grande do Sul, Roberto Robaina, e "disse que essa questão de ser da base do governo tinha relevância". O delegado já anunciara que escolheria um partido da base de apoio ao governo Lula, como o PCdoB, e não da oposição, como o PSOL.

"O PCdoB está com o [José] Sarney [PMDB-AP] dentro do Senado. Então, a luta dele [Protógenes] contra a corrupção fica prejudicada", disse Luciana Genro. Mas agregou que "é uma escolha e a gente respeita".

Da redação, com internet