CPI do Aumento da Energia colhe último depoimento nesta 3ª feira

A CPI do Aumento da Tarifa de Energia encerra nesta terça-feira (1º/09) as tomadas de depoimento que servirão de base para a formulação do relatório final. Às 15h de amanhã, o colegiado ouve a Central Geradora Térmica Fortaleza (CGTF ou TermoFortaleza) no Complexo de Comissões Deputado Aquiles Peres Mota.

Segundo o relator da CPI, deputado Lula Morais (PCdoB), a CGTF recebe gás da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), não gera energia, mas, ainda assim, vende o insumo para a Companhia Energética do Ceará (Coelce), responsável por distribuí-lo às residências.

Conforme o comunista, a comercialização CGTF-Coelce se dá de forma irregular, pois a energia é cotada a um preço muito acima do encontrado no mercado livre. Por conta disso, Lula classifica o contrato entre as duas partes como uma "arapuca" para o Estado.

Com o depoimento da TermoFortaleza, a CPI chega à sua quinta sabatina. Já foram ouvidos representantes da Coelce, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Associação dos Consumidores de Energia e Cegás. Além dessas informações, a Comissão conta ainda com dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Petrobras, também envolvidos no fornecimento no Ceará.

A CPI do Aumento da Tarifa foi instituída no dia 27/05, por solicitação de Lula Morais ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB). O parlamentar comunista tomou como base o reajuste de 11,25%, implementado em 22 de abril deste ano, para alegar que práticas abusivas marcaram os acréscimos autorizados nos últimos dez anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL