Modecon comemora 20 anos em defesa do Brasil

Nesta sexta-feira (4), o Movimento em Defesa da Economia Nacional completa 20 anos de atividades ininterruptas. Criada no final dos anos 80, a entidade fundada por Barbosa Lima Sobrinho se destacou nessas duas décadas na defesa dos interesses nacionais.

O Modecon, surgido em 1989, foi criado como um braço da sociedade civil da Frente Parlamentar Nacionalista. Membro desta Frente, o deputado Oswaldo Lima Filho em conversa com Barbosa Lima Sobrinho debateu com ele e outras personalidades a criação da entidade.

A entidade promove toda segunda-feira debates sobre os mais variados temas, discutindo sempre o Brasil. Nesses 20 anos, as atividades nunca foram interrompidas. Caso curioso aconteceu em 2000, no falecimento de Barbosa Lima Sobrinho em um final de semana. Apesar da consternação de todos, os integrantes do Modecon decidiram manter o debate de segunda como forma de reverenciar a memória do fundador.

Nessas duas décadas, o Modecon se destacou na luta contra o modelo neoliberal e as privatizações promovidas pelo governo FHC. “A onde privatista concentrou nossas atenções nesses anos. O Modecon esteve presente em todos os atos contra os leilões das empresas”, disse Maria Augusta Tibiriçá, atualmente presidente do Modecon.

Para Maria Augusta, foi importante a eleição de Lula para barrar as privatizações, porém ressalta que é preciso estar sempre atento para a defesa dos interesses nacionais. Em 2008, a entidade ampliou sua atuação, criando em abril o Movimento Nacional em Defesa da Amazônia.

A comemoração dos 20 anos começa às 17h30, na ABI.
Veja abaixo a programação:

1) Hino Nacional Brasileiro;
2) Apresentação da Escola de Música da AMC – Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense;
3) Composição da Mesa, com saudação da presidente do Modecon, Maria Augusta Tibiriçá, breves pronunciamentos de convidados;
4) Apresentação do cantor e poeta Marcus Lucenna;
5) Painel de belas recordações; e
6) Encerramento: estribilho do Hino da Independência.

Local: ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 10º andar, Centro, Rio de Janeiro. Correio Eletrônico: [email protected]. Telefax: (021) 2262-5734.