Sem categoria

Saramago diz adeus a blog, lança Caim e já prepara novo romance

A primeira impressão foi a de que José Saramago estava diminuindo seu ritmo de trabalho. Nesta terça-feira (1º), ele se despediu dos leitores de seu Caderno — o blog no qual expressava quase que diariamente, desde o dia 15 de setembro de 2008, artigos com suas opiniões e reflexões pessoais.

Mas planos de parar não existem, definitivamente. No dia 14 de outubro, aos 86 anos, o único escritor português a ganhar o Nobel de Literatura lançará o seu novo romance, Caim. E Saramago — que vive na Espanha — já prepara outro livro, mais um romance, enquanto desfruta da boa recepção de A Viagem do Elefante, sucesso de vendas em vários países.

Caim, uma obra de ficção sobre Deus e os homens, será apresentada na Feira do Livro de Frankfurt, realizada simultaneamente ao início de suas vendas em português e em espanhol. O autor apresentará Caim — no qual "questiona a figura de Deus" com "humor" e "ironia" — no mês de outubro em Lisboa e na cidade do Porto, conforme a editora Alfaguara.

Seu novo livro é "literatura em estado puro", assegurou recentemente, no blog do autor, Pilar del Río, sua esposa e tradutora. Segundo ela, a obra de Saramago tem como protagonistas Caim, o personagem bíblico filho de Adão e Eva, Deus e a Humanidade. A história se baseia na "divindade e no conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno dessa figura para exigirem de si mesmos — ou (…) dos outros – uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até a extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus".

Caim, escrito por Saramago "com a cabeça erguida, que é como é preciso olhar para o poder, sem medos", segundo sua tradutora para o espanhol, "não vai nos deixar indiferentes" e "provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia", adverte. É o 16º romance de Saramago e segue o sucesso de vendas A Viagem do Elefante, publicado no ano passado, depois que o escritor se recuperou de uma grave pneumonia sofrida em 2007. "A idade, os amigos, apuram a inteligência e agilizam a capacidade de trabalho", comenta Pilar del Río sobre a atividade e a idade do escritor.

A despedida

“Comecei outro livro e quero dedicar todo o meu tempo a ele. Já verão por quê, se tudo correr bem. Enquanto isso, aqui está Caim", oferece em seu último post o autor do polêmico O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro que também possui uma temática religiosa. No mesmo post, Saramago afirma: "Às despedidas sempre conveio que fossem breves". E agrega: "Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio".

O autor de A Caverna e Ensaio sobre a Cegueira avisa que a despedida não é definitiva. "Pensando melhor, não há que ser tão radical. Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno, que é o lugar onde a gosto poderei expressar-me".

Compilados recentemente, os artigos de O Caderno traçam uma crônica pessoal do escritor em um lugar que o próprio Saramago qualificou como "um espaço pessoal na página infinita da internet", quando apresentou seu blog. O Caderno refletiu o espírito crítico de seu autor — algo que não agradou, por exemplo, a Silvio Berlusconi, que se negou a publicar a versão italiana do livro em sua editora, a Einaudi, devido às críticas que Saramago fez em seus artigos ao primeiro-ministro da Itália.

Da Redação, com informações da Efe e da AFP