Sem categoria

Netanyahu faz aceno a palestinos e discute questões econômicas

Discussões sobre economia reuniram autoridades palestinas e israelenses em Jerusalém nesta quarta-feira (2), embora sigam travadas as negociações de paz entre eles. O encontro foi interpretado como sinal de que o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, deseja estreitar contatos com o grupo do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

O ministro da Economia palestino, Bassem Khoury, e o vice-premiê israelense, Silvan Shalom, promoveram a reunião de mais alto nível entre as partes desde que Netanyahu voltou ao poder em Israel.

De acordo com testemunhas do encontro, as conversas giraram em torno das importações da Cisjordânia e das autorizações de viagem. Também foram discutidas as dificuldades para transferências de ativos para a Faixa de Gaza, que continua isolada por Israel, e o controle das frequências de uma rede de telefonia móvel.

Khoury e Shalom devem voltar a se reunir dentro de seis semanas, de acordo com seus assessores.

Na Cisjordânia, um porta-voz de Abbas declarou à imprensa que as negociações de paz, interrompidas em dezembro do ano passado, só retornarão se Israel se comprometer a parar a ampliação dos assentamentos na região ocupada.

Em entrevista coletiva após a reunião, Shalom negou que as conversas sobre economia tenham a ver com qualquer concessão de Israel.

Fonte: Opera Mundi