Sem categoria

Vietnã comemorou no Dia da Independência 54 anos de libertação

A República Socialista do Vietnã comemorou, no dia 2 de agosto, mais um aniversário desde que se tornou independente, em 1945, do regime colonial francês. O povo vietnamita sofreu mil anos de dominação por parte dos senhores feudais chineses, até ao começo do século 10.

O feudalismo continuou a predominar ali como sistema, até ao século 18, apesar dos incontáveis levantamentos camponeses contra ele.

Em 1860, os franceses iniciaram a conquista colonial da Indochina, encontrando uma resistência espontânea, até que, em 1900, consolidaram o domínio da península.

O Vietnã ficou dividido em três partes (Toquim, Anam e Cochinchina).

A luta de libertação nacional contra o colonialismo francês entrou na sua fase decisiva em 1930, com a fundação do Partido Comunista da Indonésia (PCI) pelo patriota Nguyen Al Quoc, que adoptou então o nome de Ho Chi Minh.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Vietnã foi ocupado pelo Japão.

A guerra entre os colonialistas possibilitou um avanço na luta libertadora. Em 1941, Ho Chi Mih fundou o Viet Viet Minhn, a liga para a independência.

Derrotados os japoneses, foi lançada a palavra de ordem de insurreição geral em 18 de Agosto de 1945.

Após duas semanas, durante a qual o poder revolucionário se estabeleceu em todo o país, foi proclamada a independência.

Apenas nascida, a República Democrática do Vietnã teve que pegar em armas para enfrentar o regresso dos colonialistas franceses.

Depois de nove anos de luta, os vietnamitas obtiveram a vitória, em 7 de maio de 1954, ao tomarem o campo fortificado de Dien Bien Phu.

A seguir, a República empreendeu uma guerra para alcançar a reunificação das províncias do Sul, ainda colônia francesa.

A guerra terminou com a vitória do Norte e com a reunificação dos dois territórios, em 1976. Completado o processo de reunificação, nasceu a República Socialista do Vietnã.

O Vietnã é um país longo e estreito que ocupa a costa oriental da península da Indochina, sobre o Golfo de Tonkin e o Mar da China, e tem uma área de cerca de 331.688 quilômetros quadrados.

O clima de monções é quente e chuvoso. Predominam as florestas tropicais e a rede hidrográfica é muito rica.

A parte norte é mais elevada. Há dois deltas importantes, o do Rio Song Koi, ao norte, e do Rio Mekong, ao sul.

A agricultura ocupa a maioria da população, sendo o arroz o principal produto. O norte do país é rico em antracito, linhito, carvão, minério de ferro, manganês, bauxita e titânio.

Entre os países do Sudeste Asiático, foi o Vietnã quem seguramente atingiu a independência política com maiores dificuldades e com altos custos sociais e ambientais.

O Vietnã tem uma cultura diversa e rica por causa da mistura harmoniosa de 54 grupos étnicos no mesmo território. Além disso, a cultura vietnamita também tem alguns fatores da cristalização mista entre a cultura chinesa e indiana.

A agricultura, já amplamente coletivizada, conseguiu superar as dificuldades subsequentes à guerra e alcançar resultados bastante positivos; a produção de arroz, distribuída por cerca de 90% das terras cultivadas.

O país é eminentemente agrícola tal como outros Estados da península da Indochina.

A população vietnamita era, em 2006, de 84.402.966 habitantes — o que corresponde a uma densidade populacional de 253,48 hab./km2 — dos quais cerca de 21% viviam em cidades.

As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 16,86% e 6,22%. A expectativa média de vida é de 70,85 anos.

O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,700 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Gênero (IDG) é de 0,687 (2001).

Estima-se que, em 2025, a população seja de 105 763 000 habitantes.

A Constituição adotada em 1980 e revista em 1992 é inspirada largamente da República do Vietnã do Norte.

Confere ao Partido Comunista um papel dirigente do governo e as instituições representativas da sociedade.

O governo age através do partido Frente Patriótico do Vietnã, que agrupa outros partido, sindicatos e organizações sociais

A Assembleia Nacional elege por cinco anos o Chefe do Estado que promulga as leis e os decretos. Preside o Conselho de Estado e, como comandante das forças armadas, o conselho nacional de defesa e de segurança.

O primeiro-ministro, chefe do governo, nomeia os ministros; é elegido pela assembleia na frente da qual é responsável.

A Assembleia Nacional, eleita por sufrágio universal para cinco anos por todos os cidadãos com mais de dezoito anos, é o corpo legislativo supremo.

As nomeações governamentais são ratificadas pela Assembleia nacional.

A mais elevada instância jurídica é o Tribunal Supremo do povo. Os conselhos do povo são as instâncias administrativas básicas.

Cada conselho delega a um comitê popular eleito para a administração da comuna. Todas as candidaturas à Assembleia nacional devem ser aprovadas pelo Frente Patriótica.

Fonte: O Outro Lado da Notícia, com Agência AngolaPress