Sem categoria

Colômbia: ex-presidente diz que Uribe quer se tornar “ditador”

O ex-presidente colombiano César Gaviria, que governou o país de 1994 a 1998, afirmou neste domingo (6) que o atual mandatário, Álvaro Uribe, está a caminho de tornar-se um "ditador". O caminho será a aprovação da lei que chama um referendo para habilitá-lo a um terceiro mandato consecutivo.

Segundo Gaviria, Uribe está "se preparando para derrogar a Constituição", datada de 1991. “É ruim para seu projeto autoritário e já quase totalitário. A cada dia, (ele) avança ferozmente para tornar-se um ditador", disse o ex-governante, em declarações ao jornal El Tiempo,

Gaviria lançou duras críticas ao presidente, advertindo que Uribe não tem "pudor" em sua intenção de perpetuar-se no, inclusive além de um terceiro mandato. Ele "não está pedindo um terceiro mandato — ele quer se perpetuar no poder", declarou.

O político disse ainda que acredita que a Corte Constitucional, que estuda a norma que habilita o referendo — aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados e que, antes, havia passado pelo Senado —, rejeite a medida, com base na série de denúncias referentes a tal iniciativa.

Além da oferta de cargos burocráticos a congressistas, governistas são acusados de terem pagado e financiado votos para a ratificação do projeto pelos parlamentares. "Eles (a Corte Constitucional) são os guardiões da justiça, da Constituição e do Estado de Direito e não creio que aprovem o referendo", prognosticou.

Eleito pela primeira vez em 2002, Uribe já foi beneficiado por uma mudança constitucional que permitiu sua reeleição em 2006. Agora, ele espera a decisão da Corte Constitucional. Se aprovada, a medida será avaliada ainda pela população.

Até o momento, o presidente não demonstrou tal interesse — mas também não impediu a votação da emenda no Congresso e já disse por diversas ocasiões que sua política deverá ser mantida nos próximos governos.