Sem categoria

IBGE: emprego industrial sobe pela 1ª vez em 9 meses

O emprego industrial subiu 0,4% em julho na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal, e interrompeu uma sequência de nove resultados negativos mensais, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

No entanto, frente a julho de 2008 a queda foi de 7% e no acumulado do ano o indicador registra baixa de 5,4%. De acordo com a pesquisa, o contingente de trabalhadores reduziu-se nas quatorze áreas investigadas em relação a julho do ano passado, com destaque para São Paulo (-5,2%), Minas Gerais (-12,2%), região Norte e Centro-Oeste (-10,8%) e Rio Grande do Sul (-9,1%).

Ainda na comparação com julho de 2008, no total do país, o emprego industrial recuou em dezessete dos dezoito setores, com meios de transporte (-12,9%), máquinas e equipamentos (-12,3%), produtos de metal (-11,7%) e vestuário (-8,7%) exercendo as principais pressões negativas na taxa global. Em sentido contrário, papel e gráfica (8,6%) foi o único impacto positivo.

O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria ficou estável (0,0%) em julho deste ano, descontados os efeitos sazonais, em relação ao mês anterior, após ter assinalado crescimento de 0,6% em junho. Quando comparado com julho de 2008, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria teve queda de 7,6% e recuo de 6,1% no acumulado no ano.

Por sua vez, o valor da folha de pagamento real da indústria, descontados os efeitos sazonais, variou 0,1% em julho deste ano, em relação a junho, após recuar 1,7% no mês anterior. Nos confrontos com iguais períodos de 2008, o valor total da folha de pagamento apresentou resultados negativos no índice mensal (-3,9%) e no acumulado no ano (-1,6%).

Com agências