Onda de violência assusta população de Salvador

Os moradores de Salvador estão assustados com uma onda de violência que começou na madrugada de ontem, feriado de 7 de Setembro, e prosseguiu durante toda esta terça-feira (8/9). A informação que circula na cidade é de que homens encapuzados atiraram contra quatro postos policiais e já incendiaram sete ônibus do transporte coletivo em diversas partes da capital, levando pânico e medo à população.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, César Nunes, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, as ações foram praticadas por bandidos em represália à transferência do traficante Cláudio Campanha para um presídio de segurança máxima em Mato Grosso do Sul, que aconteceu na semana passada.

Ainda segundo Nunes, três suspeitos dos ataques foram presos. Um deles foi pego em flagrante quando tentava incendiar um módulo policial em Cajazeiras. Outros três suspeitos foram mortos ontem (7/8) em confronto com a polícia após terem atirado contra uma viatura da polícia militar na Paralela. O Secretário disse ainda que a polícia já identificou alguns mandantes dos ataques, que davam ordens de dentro do presídio, e que eles também podem ser transferidos para presídios de segurança máxima fora do estado.

Durante a entrevista, o secretário afirmou ainda que um delegado foi designado especialmente para acompanhar as investigações sobre os ataques e 12 equipes de fora da polícia de Salvador também. Serão ao todo, segundo Nunes, 24 eixos de ação que têm como objetivo coibir o tráfico de drogas e o crime organizado. “'Não podemos deixar o estado refém de bandido. E a transferência de Campanha foi justamente para desarticular o crime organizado e o tráfico de drogas. Na Bahia, nós temos quase todos os traficantes presos, como Perna e Aladin. Isso que é importante”, afirmou o secretário.

O combate à violência tem ecos também na Assembléia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), que assume amanhã a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, anunciou que logo após a posse vai convocar uma reunião de urgência para tratar da onda de violência em Salvador. “Vamos debater os problemas com as diversas esferas envolvidas com a questão da segurança pública e estabelecer um diálogo com a sociedade. Vamos cobrar a adoção de medidas para que a normalidade seja estabelecida o mais rápido possível”, afirmou o deputado.

O parlamentar lembrou também, que o problema da violência é grave e se revela a cada momento de uma forma diferente. “O que nós defendemos é que os governos tentem combater o problema a médio e longo prazo, com a adoção de medidas para a redução das desigualdades sociais e em consequência da redução da violência”, ressalta Álvaro Gomes.

Da redação local,
com agências