Moradores da Regional I recebem o Cuca

Solenidade de inauguração acontece hoje, a partir das 16 horas.

Cuca Che Guevara

Hoje (10), a partir das 16 horas, os moradores da Secretaria Regional I receberão oficialmente o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA). A programação começa na pista de esportes radicais, onde serão feitas demonstrações de atletas cearenses, incluindo a participação do Campeão da 2ª Etapa do Circuito Brasileiro e Cearense de Skate Amador, Carlos Trator. Na quadra, uma partida de basquete de cadeirantes e nos espaços abertos, apresentações de artistas circenses e de cultura popular, que darão as boas vindas ao público convidado.

O início do cerimonial, com a chegada da Prefeita Luizianne Lins e do Presidente Lula, está previsto para 18h. O presidente e sua comitiva visitarão alguns equipamentos do Cuca, como o cineteatro, que foi construído com o apoio do Ministério da Cultura e será o primeiro Espaço Mais Cultura do Brasil. A programação segue com o descerramento da placa alusiva a Ernesto Che Guevara, que dá nome ao primeiro Cuca, e em seguida haverá a fala das autoridades com a saudação aos presentes.

O evento conta ainda com a apresentação do jovem violinista Gustavo Lima, morador da Barra do Ceará, e será encerrado com show do Grupo Costa a Costa, no anfiteatro. A cerimônia será aberta ao público.

O Cuca

Os Cucas são uma demanda do Orçamento Participativo (OP), segmento juventude. Ao todo serão seis Centros, um em cada Secretaria Regional (SR). Todos eles terão uma infraestrutura composta por quadras poliesportivas, quadra de areia, pista para esportes radicais, piscina semiolímpica, sala de aula para artes cênicas, anfiteatro, cineteatro, salas multiuso, biblioteca, oficina de artes plásticas, laboratório de informática, estúdio de áudio, de TV e vídeo, laboratório de apoio tecnológico, ilhas de edição, rádio comunitária, laboratório fotográfico, mini-estúdio de fotografia, cineclube, usina de reciclagem e educação ambiental e incubadora de idéias. A área total do Cuca Che Guevara chega a 14 mil metros quadrados e foram investidos aproximadamente R$ 11 milhões em sua construção.

Programação

16h – Apresentações esportivas e culturais

Demonstração de atletas cearenses nas pistas de esportes radicais
Circo do Motoka – Malabares / Contorcionistas / Perna de Pau
Capoeira – Fundação Arte Brasil Capoeira
Reizado e Bumba Meu Boi Ceará (Grupo da Praia das Goiabeiras)
Tai Chi Chuan
Reizado Nossa Senhora de Fátima
Associação Zumbi Capoeira – Mestre Lula
Caratê com professores da academia Gautama
Basquete de Cadeirantes
Movimento Comunidade Reunida Hip Hop (DJ, Break e Grafite).

18h – Cerimonial

Visita do presidente Lula ao Cuca
Descerramento da Placa
Pronunciamento das autoridades

20h – Show: Grupo Costa a Costa

Fonte: Prefeitura de Fortaleza