PCdoB entra no combate à instalação das bases militares dos EUA

O PCdoB-AM está na rota das mobilizações que os venezuelanos estão realizando para denunciar os objetivos do governo norte-americano com a instalação da base militar yankee na Colômbia. Nos dias 4 e 5, membros da direção estadual dos comunistas estiveram reunidos com o cônsul geral da Venezuela em Manaus, Emiro Valerio, e com deputados da Assembléia Nacional daquele país.

Na reunião com o cônsul, na sede do consulado na capital do Amazonas, estiveram o deputado licenciado e secretário de Estado da produção rural, Eron Bezerra, o deputado estadual, José Lobo, o presidente do comitê estadual dos comunistas, Antonio Levino, e diversos outros dirigentes da organização.

Assim como no sábado (5), em que uma comitiva de deputados venezuelanos – vindos de Brasília, onde reuniram com dirigentes nacionais do PCdoB – prolongaram a exposição com os camaradas amazonenses no aeroporto internacional Eduardo Gomes.

Em ambas as ocasiões, os comunistas foram convidados a engrossar o coro contra as tentativas do imperialismo estadunidense em elevar sua intervenção imperialista na América Latina. De acordo com os venezuelanos, o objetivo dos norte-americanos é se apropriar das riquezas da biodiversidade amazônica além de focarem, também, nas recém-descobertas reservas de petróleo brasileira do pré-sal e nas grandiosas reservas existentes em território venezuelano.

O término do acordo do governo de Chávez, que permitia a comercialização de milhares de barris de petróleo com os EUA, a escassez desse recurso no Tio Sam e a tentativa de enfraquecer os governos progressistas eleitos em diversos países da América Latina foram apontados como os eixos motivadores das novas ações imperialistas.

De Manaus,
Anderson Bahia