PCdoB-RS conclama mobilização congressual

Intensificar a mobilização para o 12º Congresso: essa foi a principal resolução tirada pela Comissão Política do PCdoB RS em reunião ocorrida no dia 7 de setembro. Além disso, a direção partidária recomenda que os debates aprofundem as questões apresentadas pelas teses, principalmente quanto à proposta de um Novo Plano de Desenvolvimento para o Brasil.

Segundo a secretaria de Organização do PCdoB RS, nas próximas semanas intensificam-se a realização das Conferências Municipais. Nos três próximos finais de semana devem ocorrer mais de setenta. Outro destaque é para a realização de debates públicos em torno dos documentos do Congresso. O Comitê Estadual está promovendo ciclo de debates que iniciam na próxima segunda-feira, com o título "O papel do Trabalho no novo PND". Ainda serão realizados debates envolvendo as áreas institucional e da intelectualidade.

Momento decisivo

Na opinião da secretaria de Organização do CE RS, Cora Chiapetta, o momento exige muito entusiasmo e amplo envolvimento das direções locais. "Devemos realizar grandes conferências municipais, priorizando o debate e a mobilização, e levar em conta a necessidade da ampla adesão à carteira nacional militante." Segundo ela, é um momento rico, que estimula o partido a debater internamente e com a sociedade.

As conferências municipais elegerão os delegados para a conferência estadual e as novas direções para os próximos dois anos. A 15ª Conferência Estadual deverá ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro e a plenária final do 12º Congresso entre os dias 5 e 8 de novembro, em São Paulo.

O PCdoB pretende reunir 5 mil militantes no estado em todo o processo congressual.

Veja a íntegra da resolução:

Prezados e prezadas Camaradas,

A Comissão Política do PCdoB/RS reunida ontem, dia 7 de setembro, entusiasmada com os fatos que ocorrem nesta importante data da luta do povo brasileiro – o pronunciamento do presidente Lula sobre o pré-sal e os anúncios envolvendo um plano do fortalecimento da defesa do país – resolve:

I) Conclamar as Direções e o coletivo partidário para intensificar a mobilização tendo em vista a realização do 12º Congresso Nacional do Partido.

II) Aprofundar o debate e o estudo das teses do Congresso, especialmente do Novo Programa Socialista que indica o Novo Plano Nacional de Desenvolvimento como caminho para a conquista da transição para um Brasil Socialista.

Na conjuntura atual, o NPND, será uma importante contribuição do PCdoB para impulsionar as mudanças no país e um instrumento para ampliar as filiações ao Partido de lideranças de trabalhadores, intelectualidade e da juventude;

III) Neste sentido, é preciso colocar no centro de nossa atividade e de nossas preocupações, a realização de Conferências em todos os municípios com a participação expressiva de filiados e amigos.

Estas Conferências devem ser um importante momento para o debate sobre o novo Programa do Partido, assim como devem eleger os delegados à Conferência Estadual e a nova Direção Municipal, que terá como principal tarefa dirigir a importante batalha eleitoral de 2010.

IV) Por fim, é preciso dar atenção aos procedimentos burocráticos – digitação das fichas dos filiados na rede vermelha, preenchimento das fichas de participação, carteiras militantes, Atas das Conferências, envio imediato da Ata para o Comitê Estadual, etc. Estes procedimentos são indispensáveis para a legalidade do processo e do Partido no Município.

A Comissão Política renova sua convicção de que com o esforço e dedicação de todos os dirigentes e do coletivo partidário, o processo de realização do 12º Congresso no Rio Grande do Sul, será vitorioso. E resultará num importante fortalecimento político, ideológico e orgânico do Partido, criando condições de se colocar à altura dos novos e importantes desafios decorrentes do avanço da luta do nosso povo e do nosso Partido. Ao trabalho.

Comissão Política do PCdoB RS

 

Da redação local