Gutemberg Dias: Obama quer instituir Saúde Pública Universal

O Presidente dos EUA, Barack Obama, vem buscando apoio para que a reforma que será feita no sistema de saúde norte-americano, seja acompanhada da criação de um Sistema Público de Saúde Universal, o SUS dos Estados Unidos.

barak obama

Essa proposta vem sendo bombardeada pelos Republicanos que dizem que o presidente quer implantar o socialismo no país do capitalismo. As acusações são tão desvairadas que beiram o rídiculo.

Em números, os Estados Unidos tem mais de 50 milhões de pessoas sem qualquer cobertura no campo da saúde, ou seja, no país do "Tio Sam" quem não tem dinheiro para pagar planos de saúde particulares morre literalmente a mingua.

Fazendo um paralelo com o Brasil e guardada as devidas proporções, o nosso país, no quesito saúde pública, está a anos-luz a frente dos Estados Unidos. O SUS mesmo com todos os problemas que precisam ser solucionados atende quase 90% da população brasileira e é o único responsável pela assistência às doenças de alta complexidade.

É esse sistema público de saúde que políticos como José Serra (PSDB) vem fragilizando no estado que é governador, São Paulo. Políticos como Serra e os Republicanos da terra do "Tio Sam" estão andando na contra-mão do desenvolvimento social.

Espero que o presidente Obama consiga mobilizar o seu povo e aprovar a reforma que cria o SUS americano, pois só assim os 50 milhões de americanos que não podem pagar planos de saúde terão uma assistência nessa área e poderão ter acesso a um benefício social de interesse coletivo.

por Gutemberg Dias, geógrafo e Presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Mossoró/RN