PT discutirá com PMDB e PCdoB participação na chapa majoritária

O presidente do PT, Geraldo Pinto, informou que depois de dialogar com os pré-candidatos da base governista sobre propostas governamentais e o posicionamento de cada um em relação à provável candidata do partido, Dilma Rousseff, à Presidência da República, a legenda irá agendar encontros com PMDB e PCdoB, outros partidos da base aliada, objetivando discutir a composição da chapa proporcional e o pleito do partido para que indique um nome para a chapa majoritária.

De acordo com o dirigente petista, ainda não há data para esses encontros com PMDB e PCdoB. Ele adianta, porém, que o PT ajustará o calendário de modo a poder contar com a participação das principais lideranças destes partidos nos encontros. "Ainda não temos a data, mas vamos formular os convites e informar aos partidos", adiantou. "Do PMDB, gostaríamos de contar com a presença do presidente, deputado federal Henrique Alves, do senador Garibaldi Filho, do deputado estadual Walter Alves e do vereador Hermano Morais, presidente do diretório municipal do partido em Natal. Já do PCdoB esperamos o presidente estadual Antenor Roberto, o vereador George Câmara e o secretário de Reforma Agrária, Canindé de França", disse Geraldão.

O encontro do PT com lideranças de PMDB e PCdoB, na visão de Geraldão, é uma sequencia à série de reuniões do partido com os pré-candidatos ao governo do Estado da base da governadora Wilma de Faria e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legenda já e reuniu em agosto com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) e com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Amanhã será a vez do deputado federal João Maia (PR) e, na próxima sexta-feira, o partido sabatinará o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN).

"Nossa intenção é conversar com os partidos da base. Já tínhamos conversado com o PSB através de Iberê Ferreira de Souza; com o PDT, por Carlos Eduardo; e iremos conversar com PR via João Maia e com PP e PMN, por meio do deputado Robinson Faria", ressaltou o presidente estadual do PT. "Esses diálogos têm tido grande repercussão internamente no PT", completou.

Critérios de avaliação

Perguntado se o partido já definiu os critérios para a escolha do nome que irá apoiar para governador, o petista disse que é cedo para discutir nomes, mas enfatizou que o partido se baseará nessas conversas para editar sua resolução definitiva sobre o posicionamento do partido para 2010. "Para que não haja interferência interna, nossas lideranças estão participando desses encontros e levando para suas bases no interior do Estado o juízo que formam sobre o que estamos ouvindo dos pré-candidatos", explicou.

Segundo Geraldo Pinto, as informações apuradas nessas reuniões são repassadas aos dez polos do PT espalhados pelo Rio Grande do Norte (Alto Oeste, Médio Oeste, Oeste, Vale do Açu, Central, Mato Grande, Trairi, Potengi, Agreste e Seridó). "As discussões regionais ajudarão o partido a fazer sua resolução durante o congresso estadual do PT, provavelmente no início do próximo ano, quando deveremos ter um posicionamento amadurecido junto às bases para tomarmos uma posição", afirmou.

Fonte: Jornal de Hoje – 03/set/2009