Ponto de Leitura é inaugurado com festa

O Ponto de Leitura Ilma Fontes, instalado na Casa Rua da Cultura, foi inaugurado na noite da última sexta-feira, 11, em grande estilo. A Cia. de Teatro Stultífera Navis encenou o espetáculo ‘Mário Jorge: leia em voz alta para seu estimado cachorro'. Para abrilhantar ainda mais a noite, foi aberta a exposição fotográfica ‘América Latina: um olhar de esperança', do professor e fotógrafo Humberto Góes. O grupo teatral Urucubaca apresentou a esquete ‘O velho da montanha errante'.

A inauguração foi marcada ainda por homenagens à jornalista, produtora cultural e escritora Ilma Fontes, que dá nome ao espaço. Considerada uma das maiores incentivadoras da cultura local, ela falou da importância do ponto de cultura para os sergipanos. "Este espaço vai despertar nas pessoas um interesse maior por nossa cultura. Estou muito feliz pelo reconhecimento", disse.

Segundo o coordenador da Casa Rua da Cultura, Lindemberg Monteiro, a criação do ponto de leitura foi um passo muito importante para a melhoria da educação no estado. "A biblioteca pública não deve ser tratada apenas como um depósito de livros, mas sim como um espaço de convivência. Agregar ações e projetos que incentivem a discussão de idéias é bom para todos nós", declarou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), Waldoílson Leite, também destacou o papel da ‘Ponto de Leitura Ilma Fontes' no cenário educacional de Aracaju e de Sergipe. "O espaço não só educa e ajuda pessoas carentes que não teriam outra alternativa para ampliar seus conhecimentos. Pensando em proporcionar um local adequado para leitura é que nós apoiamos esta iniciativa", afirmou.

Projeto

O projeto de criação do ‘Ponto de Leitura Ilma Fontes' foi selecionado pelo MinC com o objetivo principal de ampliar o acesso à leitura e à informação, servindo sobretudo para crianças e adolescentes em idade escolar. O Ponto de Leitura tem 650 livros, CDs e DVD's doados pelo Ministério da Cultura, além de 400 exemplares literários disponibilizados pela Cia. de Teatro Stultífera Navis.

O espaço fica na praça Camerino, nº 210, e é mantido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Cultura (MinC). Quem quiser visitar, o local está aberto de segunda à sexta, das 13 às 21 horas. Os telefones para contato são: (79) 3042-2246 e (79) 8822-2777.