Sem categoria

José Saramago manifesta apoio a jornal processado por Berlusconi

O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura em 1998, aderiu ao abaixo-assinado em favor da liberdade de imprensa do jornal italiano La Reppublica, alvo de processo movido pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

(O processo) é interpretável só como uma tentação de render ao silêncio a liberdade de imprensa, de anestesiar a opinião pública, de isolar da circulação internacional a informação, definitivamente de fazer de nosso país uma exceção da democracia", afirma o jornal.

Mais de 350 mil pessoas já aderiram ao movimento, que foi lançado por três advogados. Além de Saramago, outras personalidades também assinam o documento, como o filósofo francês Bernard-Henri Levy, o escritor israelense Amós Oz e o diretor francês Claude Lanzmann.

Berlusconi pede indenização de um milhão de euros em processo por difamação. O motivo foi a publicação de artigos sobre a sua vida privada e de dez perguntas ao primeiro-ministro sobre suas supostas relações com prostitutas, uso de aviões oficiais, entre outras.

Fonte: Comunique-se