Joelma e Chimbinha  receberão  o título de cidadãos pernambucanos

O projeto de Resolução apresentado pelo Deputado Nelson Pereira (PCdoB) que visa à concessão do título honorífico de cidadãos pernambucanos para a cantora Joelma e seu marido, conhecido como Chimbinha, da banda Calypso foi aprovado na quinta-feira (10), em reunião da Plenária.

joelma e chimbinha

Após prestar um resumo da vida dos homenageados e a importância dos serviços oferecidos por eles ao estado de Pernambuco, foi recebida pela Assembléia Legislativa do Estado a justificativa embasada no comando do art. 199, caput, e seu inciso X, do Regimento Interno do Poder Legislativo. Depois, a solicitação foi aprovada em duas comissões: a constituição de justiça e de Cidadania. Para então, chegar ao plenário.

Leia à justificativa, na integra, do Deputado Nelson Pereira anexada ao projeto de Resolução:

“Joelma da Silva Mendes, popularmente conhecida como Joelma, integrante da Banda Calypso, empresária e artista nacionalmente conhecida, representa um justo reconhecimento desta casa, ao trabalho desta artista. Que, além de possuir residência no estado, tem ainda diversos empreendimentos ligados a área musical em Pernambuco que vão desde estúdio de gravação à locação de equipamentos para shows, que geram empregos para os pernambucanos e servem de suporte para os músicos e cantores de nosso estado.

Como também, evidentemente, da contribuição imaterial de ter incorporado a já rica cultura pernambucana o ritmo Calypso do estado do Pará, que tem em Pernambuco um dos seus maiores públicos e que daqui consolidou a banda como uma das mais populares no cenário musical brasileiro e até internacional. Em especial, nos países de língua portuguesa, como o fato de ter sido escolhida pelo público angolano para participar do projeto Dia da Amizade Angola-Brasil, realizando show em Luanda, capital de Angola, para 40 mil pessoas e que teve intenções sociais e políticas de firmar a amizade entre os dois países.

Pernambuco sempre foi um estado fincado em suas tradições, mas com uma grande capacidade de abertura para o novo, para o diferente, o que o torna um estado multicultural e avesso a xenofobia. Características essas que explicam a acolhida que o povo pernambucano deu a Joelma da Silva Mendes e sua banda, para que pudesse realizar com desenvoltura seu trabalho musical de forma independente e que a transforma, segundo pesquisa do Instituto Data Folha, numa das artistas mais populares do Brasil.

A Banda Calypso, maior realização do casal Joelma – Chimbinha, vem ao longo de sua trajetória superando todos os preconceitos e obtendo opiniões abalizadas de expoentes da MPB, como Caetano Veloso ao afirmar, no jornal Folha de São Paulo, que “a Banda Calypso revoluciona o modelo comercial e de distribuição, de espetáculo, de composição e canção na música popular brasileira”.

História da banda Calypso

Banda Calypso é uma banda brasileira de calipso, formada em Belém, Pará em 1999 pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda hoje desfruta de grande sucesso em todo o país e começa a firmar sua carreira no exterior com turnês para os Estados Unidos e por países da Europa. Mesmo com o preconceito por seu gênero musical e sua origem, tornaram-se um dos maiores vendedores dos anos 2000, combatendo a pirataria que afeta a indústria fonográfica. Foi em Pernambuco que a banda se consolidou, milhões de fãs acompanharam a trajetoria difícil, porém vitoriosa. Joelma e Chimbinha residem no Estado há mais de cinco anos.

Do Recife,
Elaine de Paula.