Sem categoria

Abertura do 8º Festival Lixo e Cidadania é nesta segunda em BH

Será aberta nesta segunda-feira (21/9), às 14 horas, a 8ª edição do tradicional Festival Lixo e Cidadania, que torna Belo Horizonte em setembro palco de manifestações políticas, sociais e culturais, reunindo mais de 600 catadores de materiais recicláveis, ambientalistas, gestores de políticas públicas e personalidades mundiais para uma extensa programação de palestras, debates, exposições e apresentações artísticas. O tema central do evento em 2009 é “Diversidade cultural na defesa do Planeta”.

A ideia do Festival – que une debates e oficinas com apresentações culturais – surgiu em 2002, quando um grupo de catadores de Minas Gerais sentiu a necessidade de discutir o assunto não só com a categoria, mas também com a sociedade. De acordo com o coordenador do evento, Aparecido Gonçalves, a pretensão inicial era ser apenas uma mobilização local, mas logo o Festival tomou proporções nacionais. Neste ano as delegações de outros esatdos começaram a confirmar presença desde o mês de maio, informa Aparecido.

Após a abertura solene, a primeira mesa de debates, às 16 horas, abordando “A crise econômica mundial e seus impactos sociais, econômicos e ambientais”, reúne Blanca Chancoso, da Confederation de Nacionalidades Indígenas del Equador, e o jornalista e ambientalista goiano Washington Novaes.

O ministro Patrus Ananias participa do painel de quarta-feira, dia 23, às 9 horas, sobre o “Desenvolvimento urbano com justiça social”, ao lado do chefe-de-gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho e do vice-governador Antônio Anastasia. A coordenadora do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Minas, Maria Madalena, integra o painel de encerramento do Festival, na quinta-feira, às 14 horas, com o tema “O papel articulador do Fórum estadual Lixo e Cidadania em Minas Gerais: trajetória e avanços”.

Também estão previstas, dentre outras, oficinas sobre agricultura urbana, saúde e população de rua, políticas ambientais para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e gestão de negócios. A expectativa, segundo a coordenação do evento, é que aproximadamente 1.500 pessoas participem das discussões e das oficinas. O Festival contará, ainda, com programação cultural, como apresentações de bandas, feira de produtos reciclados e espaço para terapias alternativas.

Clique aqui para ver toda a programação

Serviço:
O Festival acontece este ano no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, à Rua Belém, 60, no bairro Esplanada, com o tema central “Diversidade cultural na defesa do Planeta”.

Da redação, com informações de Festival Lixo e Cidadania