Audiência pública comemora 25 anos da UJS

O vereador Vicente André Gomes (PCdoB) realizou audiência pública para homenagear a União da Juventude Socialista (UJS) que completou 25 anos de criação nesta terça-feira, 22. “É comum se falar que a juventude é o futuro do país mas, no meu entendimento, isso é um princípio filosófico, uma condição emblemática. A juventude é o presente, a força, o atual momento”, disse o vereador, sob os aplausos de dezenas de militantes da entidade, que lotaram o plenário.

25 anos da UJS

Formaram a mesa, além de Vicente André Gomes, a presidente municipal da UJS, Bárbara Aline Silva; a presidente estadual da UJS, Silvana Paula; o coordenador da Juventude de Olinda (equivalente à Secretaria da Juventude), Luiz Gonzaga Neto; o presidente da Juventude do PT, Marcos Paulo; e o representante da prefeitura de Olinda, Cid Mamede. A audiência teve como tema “UJS 25 anos: por uma cidade com nossa cara”.

Vicente André Gomes abriu a sessão, fez a saudação à União da Juventude Socialista e, ao final, pediu para deixar a mesa e ficar nas cadeiras do plenário. “É um gesto simbólico, mostrando que a juventude socialista toma conta da Casa José Mariano”, afirmou. A audiência passou a ser presidida por Bárbara Aline Silva. Os universitários Mariane Bigio e Júnior de Castro declamaram poemas de autoria própria exaltando a UJS e as bandeiras da luta socialista.

A UJS foi criada pelo atual deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para ser uma organização juvenil de massa aberta a todas as correntes socialistas para lutar em defesa de grandes temas nacionais. Ela foi a primeira organização política a levantar a bandeira do Fora Collor. Nesta terça-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Juventude, a entidade completa 25 anos.

A audiência pública foi marcada por gritos com palavras de ordem da juventude socialista e um momento histórico para a UJS Recife. “É um avanço muito grande para a nossa causa, pois a UJS quer ser inserida nesse debate. Temos nossas propostas forjadas em 25 anos de lutas. A UJS quer uma cidade que tenha mais espaços públicos para a juventude, uma educação pública de qualidade, saúde para a mulher jovem e redução dos índices de violência”, disse Bárbara Aline Silva. Representantes da UJS de várias cidades da Região Metropolitana estiveram presentes.

Presente na audiência, o vereador Luciano Siqueira (PCdoB) disse que os militantes da UJS são “herdeiros da tradição de lutas de milhares de outros jovens, que derramaram seu sangue nas lutas por uma sociedade mais justa, como Frei Caneca e os combatentes do Araguaia”. Em sua opinião, os jovens são “o presente e o futuro, pois haverão de governar este país nas sendas do socialismo”. O vereador Alexandre Lacerda (PTC) também esteve na audiência.

Fonte: Site da Câmara municipal do Recife