Entidades lançam comitê estadual em defesa do petróleo

A questão da energia em geral, e o petróleo em particular, é um dos mais relevantes e estratégicos temas para a humanidade. A disputa pelo conhecimento científico e tecnológico e pelo controle das fontes, da produção e distribuição da energia produzida tem levado a vários conflitos, inclusive guerras imperialistas. É um assunto crucial para a soberania e o desenvolvimento de qualquer Estado-Nação.

O Petróleo é nosso - Reprodução
A descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal muda radicalmente a posição que o Brasil ocupa no cenário mundial. Mais do que a auto-suficiência, as reservas poderão tornar o país um dos maiores produtores de petróleo.

A novidade coloca o povo brasileiro diante de uma encruzilhada: construir um projeto político de soberania nacional e popular ou continuar sendo fornecedor de riquezas naturais ao capital internacional?

Em meio à discussão sobre os projetos que estabelecem novo marco regulatório para exploração do petróleo nas áreas de pré-sal, as entidades dos movimentos sociais propuseram ao parlamento brasileiro uma nova legislação para a política energética nacional. Correndo na Câmara sob o número 5.891/2009, o projeto trata: do monopólio estatal do petróleo, gás natural, e derivado; do Conselho Nacional de Política Energética e da Agência Nacional do Petróleo; da Petrobrás; e da destinação das receitas geradas pela atividade econômica para o combate às desigualdades sociais.

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre as reservas do Pré-Sal e organizar a mobilização em torno das propostas dos movimentos sociais para o setor do petróleo, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, a Central Única dos Trabalhadores – CUT e o Diretório Central dos Estudantes da UFPI – DCE/UFPI integram o comitê estadual da campanha "O Petróleo Tem Que Ser Nosso". O lançamento oficial acontece na próxima terça (29), a partir das 17h30, no auditório de Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Ufpi.