Sem categoria

Deputados brasileiros são autorizados a entrar em Honduras

O presidente do Congresso de Honduras, José Alfredo Saavedra, aceitou receber a partir de quarta (30) os parlamentares brasileiros integrantes da comissão externa da Câmara dos Deputados escalada para verificar as condições dos funcionários e da embaixada brasileira naquele país. O local abriga há uma semana o presidente hondurenho Manuel Zelaya deposto do poder pelos militares golpistas.

Por causa do clima tenso na capital Tegucigalpa, onde nesta segunda (28) e na terça (29) estão programadas manifestações a favor de Zelaya, José Saavedra solicitou que a delegação brasileira só viaje ao país a partir de quarta.

Os parlamentares seguirão num avião da FAB até El Salvador quando pegarão um vôo comercial para Honduras. Devido o governo brasileiro não reconhecer o governo golpista, a aeronave brasileira não pode seguir direto à capital hondurenha.

O embaixador de Honduras no Brasil, Victor Manuel Urbina, que já deixou Brasília, fez contato com o coordenador da comissão externa, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), também dando seu aval à viaje da comitiva brasileira que vai ao país em missão oficial. Os deputados entrarão com um visto especial fornecido pelos parlamentares hondurenhos.

Numa reunião nesta terça (29) à noite, na Comissão de Relações Exteriores, Jungmann vai expor o roteiro aos demais membros da comissão que ainda podem alterar a data e a programação da viagem. Além dele, compõe a comissão externa Ivan Valente (PSOL-SP), Maurício Rands (PT-PE), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Cláudio Cajado (DEM-BA) e Bruno Araújo (PSDB-PE).

"Se houver um agravamento que implique em confronto não teremos condições de entrar no país. Porém, se for mantido um clima de tranquilidade, acredito que poderemos estar lá já nesta quarta-feira", disse Jungmann.

De Brasília,
Iram Alfaia