Sem categoria

EUA expulsam filha de Micheletti, diz Página 12

O governo dos Estados Unidos deportou, neste domingo (27), uma filha do presidente golpista de Honduras, o ditador Roberto Micheletti, por prestar serviços na embaixada hondurenha em Washington com um visto diplomático que as autoridades estadunidenses já haviam cancelado. A informação está no argentino Página 12.

Segundo o jornal, Bianca Micheletti chegou ontem ao meio-dia no aeroporto Toncontín de Tegucigalpa, junto com Carmen Martínez e Gloria Alvarenga, que também foram expulsas por representarem nos Estados Unidos os interesses do regime de fato de Honduras.

O governo dos Estados Unidos desconhecem o regime de fato de HOnduras, que usurpou o poder em 28 de junho através do golpe de Estado contra o presidnete Manule Zelaya, abrigado desde a segunda-feira passada na embaixada do Brasil em Honduras.

A chegada das deportadas ao aeroporto coincidiu com o desembarque de uma delegação da OEA que foi detida no aeroporto por autoridades militares do regime. Os diplomatar interamericanos foram deportados. A filha do ditador suas colegas passaram.

Outro lado

De acordo com o Portal Terra, o Departamento de Estado dos Estados Unidos negou, nesta segunda-feira, que Blanca Micheletti, filha do presidente de fato de Honduras Roberto Micheletti, e que exerceu diplomacia em Washington até o golpe de Estado, foi deportada.

"Este não é o caso. Ela não foi deportada", disse um porta-voz do Departamento de Estado, sem fornecer mais detalhes. Fontes diplomáticas apontam a hipótese de Blanca Micheletti ter abandonado ela mesma os EUA, com o fim do prazo dado pelo Departamento de Estado, quando foram retiradas as credenciais diplomáticas.

Logo que Micheletti assumiu o governo, o Departamento de Estado dos EUA retirou as credenciais dos quatro diplomatas hondurenhos, entre estes Blanca Micheletti, fixando prazo entre 30 e 60 dias para abandonarem o país.

(Atualizada às 15h25)