Um grande feito

A Conferência Estadual do PCdoB marcou história. Durante dois dias, delegados dos 22 municípios lotaram o Teatrão e debateram os temas num clima de alegria, otimismo e muita unidade política em torno dos propósitos a que o partido tem se colocado nesta fase de estruturação e de construção política tendo em conta as eleições de 2010.

Ficaram impressionados os que por lá passaram para dar uma espiada. Não compreendiam como dezenas de jovens, outros tantos dirigentes sindicais, servidores públicos, presidentes de associação de trabalhadores rurais, lideranças indígenas, gente do mundo acadêmico e empreendedores da iniciativa privada, numa atitude singular e de forma descontraída debatiam os rumos da política no Acre, apontavam soluções, identificavam problemas a serem superados sempre num ambiente fraterno e muito animado.

Os aliados que participaram do ato político de abertura foram contagiados pelo clima militante. Saíram de lá desafiados a construir também eventos que possibilitem nos seus partidos esta mobilização e o debate sempre necessário com a militância. Mais uma vez o PCdoB sai na frente.

Sem nenhuma arrogância ou prepotência, conclamou a Frente Popular a uma retomada do debate político, da necessária pajelança para "recimentar" sua unidade interna, da discussão programática para fins de atualização e definição de prioridades. Tudo isso com a certeza de que um novo ciclo de possibilidades se abre para a Frente Popular no Acre.
O que estava morno, ficou quente. O que parecia cinzento clareou. Os atropelos políticos e embates jurídicos dos últimos dias ficaram pequenos diante das enormes tarefas e das grandes possibilidades que se descortinam num horizonte próximo para as forças de esquerda e democráticas do Acre.

O tempero ideológico sempre indispensável na construção de um projeto de poder popular foi recolocado na pauta central da construção do projeto de 2010.

Mas uma vez, o PCdoB se fez sal.

Fonte: Blog do Edvaldo .