Valéria Silva é eleita para direção nacional da CTB

O 2° Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi encerrado com a eleição da nova direção. A atual presidente do CTB/PE, Margarida Santos e a diretora do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) Valeria Silva foram eleitas para a nova diretoria Nacional.

O encontro tinha como tema “Unidade para enfrentar a Crise” e aconteceu neste final de semana, entre os dias 24 a 26, no estado de São Paulo. Foram inscritos para o congresso: 1.421 delegados e delegadas e credenciados 1.368, sendo 69,8% homens e mulheres 30,2%. Também estiveram presentes vários lideres de movimentos sociais como MST, CONTAG, UNE, UBM, além de representantes de outras centrais sindicais como a CUT, CGTB, NCST, UGT e Conlutas, ministros parlamentares e presidentes de partidos políticos.

Para Valeria Silva, o Congresso serviu como um amplo debate político essencial para o crescimento da entidade. A presença de delegados de todo país mostrou a força que a CTB tem em tão pouco tempo de existência. “Um dos pontos que abordamos na ocasião foi sobre a questão da conjuntura. A idéia é manter o Brasil no caminho em que ele está seguindo.” Sobre sua participação na nova direção Nacional ela disse que é muito importante para o fortalecimento da CTB em Pernambuco ter duas mulheres como a Margarida Santos que representa a área do campo e ela que representa a área urbana.

Durante três dias foram debatidos assuntos relacionados ao mundo do trabalho, como a luta pelo emprego, um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, as estratégias para garantir a unidade na luta em defesa dos direitos trabalhistas, do meio ambiente, do pré-sal e da soberania nacional, a busca para construir a maioria política e a integração solidária na América Latina, o fortalecimento do movimento sindical brasileiro e as estratégias de ação para os próximos quatros anos, quando a CTB será dirigida pela nova diretoria eleita no 2º Congresso.

No encerramento, os dirigentes da CTB fizeram um balanço positivo da Central, saudando o notável crescimento da entidade em apenas 20 meses de existência. Fundada em novembro de 2007, a CTB foi a central que mais cresceu no Brasil. Hoje, a Central ocupa o quarto lugar no ranking das centrais que mais têm sindicatos filiados. A CTB conta com 600 entidades filiadas. Entre elas, seis federações rurais, incluindo as mais representativas (de Minas, Bahia e Rio Grande do Sul). Em conjunto, as entidades somam sete milhões de trabalhadores e trabalhadoras em suas bases. “A CTB é a central que representa o maior número de trabalhadores no ramo marítimo e na agricultura”, segundo o secretário adjunto de relações internacionais.

Do Recife,
Elaine de Paula com informações da mídia local e da CTB.