DNOCS-PI inicia comemoração dos 100 anos com seminário

O mês de outubro marca a comemoração do centenário de uma das maiores instituições criadas pelo governo federal para tentar resolver os problemas do semiárido brasileiro. O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) vem, desde então, atuando no sentido de preservar alguma qualidade de vida para as famílias das regiões mais castigadas pelas secas. Em todas os Estados que o Departamento tem sede, estão sendo realizadas atividades pelos seus 100 anos.

No Piauí, a comemoração iniciou com a abertura do I Ciclo de Seminários Desenvolvendo o Semiárido Nordestino, na última terça-feira (29), que, no Estado, tem como tema principal 'A estruturação do DNOCs no Piauí e seus desafios'. Durante o evento, o coordenador regional do Departamento, José Carvalho, falou sobre como o trabalho tem sido desenvolvido pelo mesmo e quais as projeções para os próximos anos.

Participaram ainda do seminário o secretário Estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira; o presidente da APPM (Associação de Prefeitos Piauienses) e prefeito de Bocaina, Francisco Macedo; e a prefeita da cidade de Ipiranga, Iolanda Rego.


Secretário Dalton Macambira participa de seminário

Integrando a programação de aniversário do DNOCS, acontece também uma exposição na Praça Deputado Sebastião Leal, na Assembleia Legislativa, com várias obras de construção de estradas e açudes nos Estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Paraíba. Um sessão solene estava marcada para o dia 29, mas, em ocasião da morte do deputado Alberto Silva, foi adiada e a nova data será sivulgada em breve.

Ao longo da sua história, o Dnocs construiu 323 açudes públicos, com capacidade de armazenar 27 bilhões de metros cúbicos de água. São 37 perímetros irrigados instalados em quase todos os estados do Nordeste, totalizando 123.568 hectares irrigáveis. No Piauí, as ações do Dnocs são desenvolvidas em parceria com órgãos gestores como a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Defesa Civil, a SASC, SDR e EMATER.