Sem categoria

União de valores pela candidatura Rio 2016

Estrelas das quadras e dos mares, um técnico campeão do mundo, lideranças nacionais da economia e do esporte e um escritor consagrado. A delegação que defende a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 mostra que profissionais de várias áreas estão unidos pelo projeto olímpico da cidade.

Nesta quinta-feira (1/10), o tenista Gustavo Kuerten, o iatista Torben Grael; o Ministro do Esporte, Orlando Silva; o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o técnico Carlos Alberto Pareira; e o escritor Paulo Coelho participaram de uma coletiva com a imprensa brasileira e internacional para falar sobre a expectativa para a votação desta sexta-feira, dia 2.

O Ministro Orlando Silva é só otimismo, principalmente desde o dia 2 de setembro, quando a Comissão de Avaliação do COI divulgou seu relatório. “Ficamos felizes, pois o documento mostrou que o Rio apresentou todas as soluções que o COI esperava. A comunidade olímpica compreendeu nosso projeto. Os Jogos serão um instrumento de transformação para o Brasil”, disse Orlando.

Henrique Meirelles lembrou o bom momento da economia brasileira e afirmou que o país mostrará ao mundo toda a sua capacidade se for escolhido como sede dos Jogos de 2016. “Estamos fazendo um investimento muito importante. Esse projeto trará benefícios em diversas áreas, atrairá investimentos para o turismo e para ações sociais. Não é apenas um eveno esportivo. É um catalisador de ações”, disse o presidente do Banco Central.

A chance de ver uma edição dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro emociona até mesmo atletas experientes como o iatista Torben Grael, que tem seis participações olímpicas e cinco medalhas o currículo. “Sei que estou aqui representando muitos atletas brasileiros. Minha família sempre foi relacionada ao esporte e espero que essa campanha tenha um final feliz”, disse Torben.

Técnico que levou a seleção brasileira de futebol ao título da Copa do Mundo de 1994, Carlos Alberto Parreira acredita que a equipe da candidatura Rio 2016 fez bem o “dever de casa”. “Quero esses Jogos Olímpicos para o meu país. A Copa do Mundo de 2014 será uma grande plataforma. Vamos celebrar em conjunto, unindo as duas grandes competições esportivas”, disse Parreira.

Um dos objetivos principais da candidatura Rio 2016 é inspirar os jovens do movimento olímpico. Experiência que Gustavo Kuerten viveu quando tinha apenas oito anos: ver os Jogos Olímpicos pela televisão foi uma de suas motivações para começar a praticar esporte. “O espírito olímpico no Brasil é enorme. Vivemos essa paixão no sangue. Sou um grande atleta por causa desses sentimentos. Um evento como esse seria uma grande oportunidade para milhares de crianças”, disse Guga, que participou dos Jogos de Sydney 2000 e Atenas 2004.

Fonte: Comitê Rio 2016