Conferência quer PCdoB-RN mais forte e renovado

Nos próximos dias 02 e 03 de outubro, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, reúne militantes e amigos para debater as teses do 12º Congresso, o Projeto de Programa, bem como a construção de um partido comunista forte e renovado. A solenidade de abertura da 12ª Conferência Estadual acontece na sexta-feira, 02, no Auditório do Hotel Maine, localizado no Cuxá Recepções. O lançamento, no estado, será feito pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

Renato Rabelo

“Os comunistas potiguares realizam sua Conferência Estadual do 12º Congresso Nacional do PCdoB renovando suas convicções socialistas, e ao mesmo tempo motivados para garantir que o novo ciclo inaugurado pelo Governo Lula seja vitorioso nas eleições de 2010. Também, chegamos nessa Conferência Estadual com um Partido mais forte e chamado a exercer protagonismo nas eleições de 2010, no âmbito do Rio Grande do Norte. Nessa matéria, a palavra de ordem é ousadia.” (Antenor Roberto – Presidente Estadual do PCdoB/RN)."

A Conferência é etapa preparatória do 12º Congresso Nacional do PCdoB, marcado para acontecer de 05 a 08 de novembro, em São Paulo. Em todo o Estado, foram realizadas 62 conferências municipais. Além das reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido.

“Asseguramos, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo congressual no Rio Grande do Norte. Mobilizamos 2.500 militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, comemora o Vice-presidente estadual da legenda, Canindé de França.

Os debates marcam um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade seus pensamentos e propostas. No processo de mobilização do Congresso, o PCdoB tem buscado discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.

“Dentro do processo congressual fomos capazes de reforçar nosso projeto eleitoral para 2010, debatendo-o em todo Estado e incorporando novas pessoas a ele. Filiamos várias lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelecutais e lideranças dos movimentos sociais”, ressalta o secretário de formação do PCdoB no Estado, Carlos Albérico.

A expectativa é de que o Congresso, órgão deliberativo máximo do PCdoB, seja, também, espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo com a sociedade as teses partidárias e promovendo novas filiações.