Sem categoria

El País lamenta derrota de Madri

Em seguida à escolha do Rio de Janeiro como a sede da Olimpíada de 2016, o jornal conservador El País, da Espanha, lamentou nesta sexta-feira (2), em seu site, a eliminação madrilenha, embora considerasse uma surpresa a classificação da capital para a votação final.

"Madri caiu na final ante o Rio de Janeiro e roçou o sonho olímpico. A candidatura espanhola chegou até o final, embora não tenha conseguido vencer a cidade carioca, que celebrará os primeiros Jogos da América do Sul", lastima o jornal.

"Alegria enorme entra a delegação espanhola, que começou a gritar quando conheceu o resultado das primeiras votações", conta o jornal. "Após o resultado a Rainha declarou que se sentia 'orgulhosa' do trabalho dos espanhóis, felicitava o Brasil e se mostrava um pouco decepcionada".

O jornal conta que a delegação de Tóquio abandonou de forma apressada o Bella Center de Copenhague, local da reunião do Comitê Olímpico Internacional.

A cidade de Madri venceu a primeira eleição, com 28 votos, contra os 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago, para grande surpresa de todos.

Seguindo a ordem de votação, a Assembleia do COI descartou Chicago e prosseguiu a votação, com Tóquio, Madri e Rio de Janeiro na disputa. Obama, que chegara à Assembleia no tempo exato para falar após a apresentação de Chicago, deixava Copenhague com sua esposa.

"Centenas de madrilelhos, reunidos na Plaza de Oriente, festejaram com muita alegria ao escutar que Chicago e Tóquio haviam deixado de participar da escolha", prossegue o El País.

"A alegria não durou muito, uma hora apenas, o tempo que o COI levou para anunciar a sede. Longe de Madri, abraços e caras tristes na delegação madrilenha, após a eleição do Rio de Janeiro", lastima.

Da redação