Sem categoria

Filme 'Rio, eu te amo' reunirá curtas sobre a 'cidade maravilhosa

Os cineastas José Padilha (Tropa de Elite) e Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira) foram confirmados nesta sexta-feira como os primeiros diretores de Rio, Eu Te Amo, produção aos moldes de Paris, Te Amo e Nova York, Eu Te Amo. O projeto é composto por curtas-metragem que mostram histórias, romances e estilos de pessoas que moram na cidade em questão.

“Estou pensando na história ainda, não sei o que ela é, então não posso falar”, despistou José Padilha, que chegou à coletiva no Rio de Janeiro exatamente na hora do anúncio. Daniela Thomas (Insolação) foi convidada para o projeto, mas ainda não confirmou a participação. Os sete diretores internacionais serão anunciados gradativamente até fevereiro de 2010.

Rio, Eu Te Amo faz parte da franquia Cities of Love, do francês Emmanuel Benbihy. A produção vai envolver recursos da RioFilme, da Secretária de Estado da Cultura e das seguintes produtoras privadas: Ever So Close, Primum Entertainment Group, OZ, Limite Produções, Bossa Nova Films, Villa Filmes e Om.art.

“Nós achamos que tem um potencial imenso, não só de bilheteria, mas de promoção internacional da cidade”, afirma o presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão (ex-Ancine). Para ele, o audiovisual é plataforma poderosa de promoção do Rio de Janeiro. O anúncio dos primeiros diretores chega no momento em que a cidade vive a expectativa da escolha para a sede das Olimpíadas de 2016.

O projeto Cities of Love foi inaugurado com Paris, Te Amo, lançado em 6 de julho de 2007. O longa trouxe diretores como Isabel Coixet, Alfonso Cuarón, Olivier Assays, além dos brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas.

O mais novo filme do projeto, que busca ressaltar o amor dos diretores por uma cidade, é Nova York, Eu Te Amo, que traz Fatih Akin, Natalie Portman, Mira Nair. O filme chegará aos cinemas brasileiros em janeiro de 2010, distribuído pela Califórnia Filmes.

Com UOL