PCdoB conclui a chapa própria para 2010 em Brasília

O PCdoB do Distrito Federal obteve importante êxito político, conclui vitoriosamente a montagem da chapa distrital do Partido. O Partido filiou 50 lideranças políticas, após consulta e reunião com 115 lideranças das cidades.

É a primeira vez que o Partido realiza este feito na capital do país. Em 2006 os comunistas lançaram sete nomes e fizerem 20 mil votos, um terço do quociente eleitoral. A previsão é que o quociente deve chegar aos 60 mil votos em 2010.

A chapa é formada por lideranças de 16 regiões administrativas do DF, Brasília, Gama, Taguatinga, Guará, Cruzeiro, Santa Maria Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho, Brazlândia, Estrutural, Ceilândia, Paranoá. O PCdoB lançará candidatos em todas as grandes cidades do DF. Foram filiados 41 homens e nove mulheres.

As lideranças vieram de diversos segmentos sociais e políticos. São médicos, advogados, bancários, esportistas, servidores públicos, radialistas, jornalistas, lideres religiosos, sindicalistas, feirantes, deficientes, professores, jovens, militares, agricultores, comerciários, movimento negro, cultura, em defesa da cidadania glbtt, vigilantes e outros profissionais liberais.

A chapa própria era o eixo da tática do partido para as eleições de 2010. Em fevereiro deste ano a Comissão Política e o Diretório Regional designaram uma comissão eleitoral formada por Apolinário Rebelo, presidente do Partido, Messias de Souza, vice-presidente, Alan Bueno, secretário de organização, Ivonete Nascimento, da Comissão Política e Augusto Madeira, chefe de gabinete da liderança do Partido na Câmara dos Deputados, que se incorporou ao projeto a pedido da direção nacional do PCdoB.

O Partido também filiou duas importantes lideranças para a disputa da Câmara dos Deputados. Cláudio Avelar, presidente o sindicato dos policiais federais e Carlos Daliga, presidente da liga de futebol do DF e ex-dirigente regional do PDT.

Agora o PCdoB-DF se volta para a conclusão do processo congressual e a realização da conferência do partido e a renovação das direções do partido nas cidades e no DF. Para Apolinário Rebelo, presidente regional, ‘’a chapa própria é uma grande vitória do Partido. Legendas tradicionais da cidade não conseguiram esse êxito. Havíamos passados por grandes desafios nesses últimos dois anos, pois não elegemos parlamentares em 2006.

Conseguimos reverter o quadro e concluir exitosamente esse processo’’, diz Apolinário.
Messias de Souza, vice-presidente regional, diz que ‘’a chapa de distritais calça o projeto federal do partido. Esses nomes darão suporte aos nossos candidatos a deputados federais reforçando a disputa para a Câmara dos Deputados que é a prioridade nacional do PCdoB””. Augusto Madeira pensa que o partido deve amadurecer a sua presença na chapa majoritária para que o partido se posicione melhor na montagem do projeto de 2010.

de Brasília
Gustavo Alves