Zelaya faz três propostas para iniciar diálogo com golpistas
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, propôs neste sábado (3) três pontos para iniciar o diálogo para sua restituição no poder e anunciou que está disposto a que se modifique o acordo promovido pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias.
Publicado 03/10/2009 20:06
"O primeiro ponto é a aprovação e assinatura do Acordo de San José; o segundo, as mudanças que possam ser feitas no acordo do presidente Arias, e o terceiro, que seja cumprido com fiadores nacionais e internacionais", disse Carlos Eduardo Reina, assessor de Zelaya.
Ele complementou dizendo que o presidente deposto reiterou que, após restituído no poder, não convocará uma Assembleia Nacional Constituinte. "Essa é a posição oficial do presidente Zelaya, não realizar uma Constituinte este ano, isso seria depois das eleições, no outro ano, como disse sempre", ressaltou Reina, que é membro da Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado e acompanha o governante na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.
Segundo Reina, Zelaya aceita modificações no acordo de San José, porque o cenário que havia quando propôs seu plano, em meados de julho, era diferente do atual, mas não precisou os pontos que seriam modificados.
Reina anunciou os três pontos que Zelaya propõe para o diálogo às vésperas da chegada a Tegucigalpa de uma missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Antes da missão de chanceleres, chegou um grupo técnico da OEA que se encarregará de preparar a reunião dos chanceleres com diferentes setores sociais do país, a fim de superar a crise por causa do golpe de Estado contra Zelaya, ocorrido em 28 de junho passado.
Reina disse também que a Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado "deve continuar fazendo sua luta pela Constituinte" e que se espera que, se for adiante o diálogo na próxima semana, "é possível conseguir um grande acordo".
Fonte: Opera Mundi