Conferência elege nova direção para o Comitê de Salvador
A debate das teses do 12º Congresso Nacional do PCdoB foi o ponto alto da Conferência de Salvador, mas os militantes puderam eleger também neste sábado (3/10) os 35 componentes da nova direção do Comitê Municipal e os 64 delegados para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no hotel Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador.
Publicado 06/10/2009 17:56 | Editado 04/03/2020 16:20

Pela segunda vez consecutiva, a votação foi eletrônica o que conferiu maior agilidade à apuração dos votos e divulgação do resultado. “O processo de votação ainda tem algumas falhas, mas estamos procurando formas de aperfeiçoar o sistema para as próximas Conferências”, afirmou Adilson Araújo, membro da Comissão eleitoral. “Tivemos alguns problemas, mas ainda assim a votação e totalização dos votos foram bem mais ágeis que no sistema tradicional de cédulas de papel”, reforçou.
A nova direção municipal é composta por 35 integrantes das mais diversas frentes de atuação do partido: tem sindicalista, parlamentar, militante do movimento negro, de mulheres, da luta anti-racista e outros organismos. O Comitê eleito tem 14 mulheres, o que representa 40% das vagas, percentual acima da cota de 30% definido como obrigatório pelo partido. O número é bem parecido com o percentual de mulheres que participaram da Conferência, 38%, segundo dados da organização do evento.
“A idéia é fazer com que toda a militância se sinta representada na direção do Comitê Municipal. Os nomes propostos são de pessoas com extensa militância e muito senso de responsabilidade, pois ser dirigente do partido é bem mais que participar de reuniões e tomar decisões. Nós temos a responsabilidade de cuidar dos rumos de um partido com a história e a respeitabilidade do PCdoB e isto não é uma tarefa fácil. Afirmou Geraldo Galindo, reeleito presidente do PCdoB em Salvador pela nova direção Municipal.
Os mesmos critérios de representatividade foram utilizados para a escolha dos 64 delegados que representarão Salvador na Conferência Estadual. A proposta de delegação escolhida pela maioria garantiu o mínimo de 30% de mulheres, além da representação das diversas frentes de atuação do partido.
De Salvador,
Eliane Costa