Sem categoria

Ministro garante que produtividade da terra será atualizada

O Presidente Lula mantém a decisão de atualização dos índices de produtividade da terra apesar da resistência do agronegócio à medida. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, disse que a publicação da Portaria está aguardando apenas a reunião do Conselho Nacional de Política Agrícola que deve tomar ciência do assunto antes. Dulci participou, nesta quarta-feira (7), do almoço-reunião na Liderança do PCdoB na Câmara.

Em entrevista para o Portal Vermelho, ele criticou a tentativa da oposição de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o MST. “Não faz nenhum sentido fazer CPI do MST, isso é pura luta política contra o movimento social que tem uma causa legítima, apoiada pela maioria da população brasileira, que é a causa da reforma agrária”, disse o ministro.

Ao mesmo tempo, ele deu uma reprimenda no movimento, afirmando que “o MST precisa entender que nesse momento em que parlamentares fazem esforço para que não prospere a tentativa sectária e de retaliação da direita agrária contra o MST, o movimento precisa colaborar, não criar dificuldades adicionais.”

Dulci admite as dificuldades que estão criadas dentro do governo pelo agronegócio para evitar a atualização dos índices de produtividade da terra para fins de reforma agrária que foi anunciado por ele e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, há pouco mais de um mês.

Essas dificuldades estão sendo sentidas principalmente na pressão da bancada ruralista sob o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, indicado ao cargo pelo PMDB, que compõem a maioria dos ruralistas.

Mas a decisão está mantida, diz Dulci, destacando que a atualização dos índices de produtividade está previsto em lei. O atraso da portaria se deve ao fato do Conselho Nacional de Política Agrícola não se reunir há muito tempo e precisar atualizar os seus membros.

De Brasília
Márcia Xavier