Rio poderá servir de cenário para filme de Woody Allen

Depois de ser escolhida para sediar a final e alguns jogos da Copa do Mundo de 2014 e, recentemente, de ganhar a disputa para sediar as Olimpíadas de 2016, a cidade do Rio poderá ganhar, em breve, mais um presente: servir de cenário para um filme de Woody Allen, a ser rodado em 2011.

Os produtores do cineasta estiveram reunidos no dia 6, no Palácio Laranjeiras, com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para saber um pouco mais sobre a cidade e conhecer linhas de financiamento disponíveis para o projeto.

O objetivo do Governo do Estado é oferecer suporte e comprometimento para tirar o projeto do papel. A secretária de Cultura, Adriana Rattes, lembrou que o filme Vicky Cristina Barcelona, rodado pelo diretor na cidade espanhola, também teve patrocínio de autoridades e empresas do país e que isso ajudou a divulgar a imagem da cidade.

O Rio Global tem uma verba imediata de US$ 1,7 milhão, fora o que poderá ser captado com patrocinadores. Para a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, a reunião com os produtores serviu para mostrar o comprometimento entre as esferas municipal e estadual na realização das filmagens, além da garantia da verba.

“Mostramos também que a RioFilmes tem associação com uma produtora carioca, a Conspiração Filmes. Como eles não vão trazer equipe técnica, queremos que a equipe de produtores seja do Rio. Acredito que há 99,9% de chances de o filme ser rodado no Rio com uma produtora carioca”, disse Jandira.

Os produtores também visitarão algumas cidades do interior, como Angra dos Reis e Paraty, além de Niterói, e locais como a Vista Chinesa e os bairros de Copacabana e Ipanema. Eles já conheceram o Jardim Botânico e o bairro da Tijuca.