PCdoB realiza uma vitoriosa conferência no Pará

O Partido Comunista do Brasil realizou no Pará a sua 13ª Conferência no fim de semana (03 e 04) na cidade de Belém. O evento faz parte da etapa estadual do 12º Congresso Nacional do PCdoB

De Belém,
Moisés Alves

Conferência Estadual do PCdoB Pará

Na abertura do evento contamos com a presença de Liege Rocha, representando o Comitê Central, Jorge Panzera, Secretário de Esporte e Lazer do Governo do Pará, Neuton Miranda, Presidente Estadual do PCdoB e Superintendente Regional do Patrimônio da União e do Delegado Protógenes Queiros, recente liderança nacional filiado ao Partido, além das entidades do movimento social (UNE, UJS, CTB, UNEGRO e CONAM).
O auditório do Centro Integrado de Serviços para Necessidades Especiais – CISNE ficou lotado pelos delegados e delegadas eleitos a XIII Conferência Estadual.
O evento tratou das teses do 12º Congresso Nacional do PCdoB, do balanço da atuação do Partido e da eleição da nova direção do Comitê Estadual.

O Partido reuniu no processo de toda a conferência cerca de 5000 filiados em todo o estado, com organização em mais de cem municípios do Pará. Vale destacar a presença em várias cidades com mais de cem mil habitantes. Foram eleitos trinta e sete delegados e dez suplentes para o Congresso Nacional do PCdoB.
O evento transcorreu em clima de grande unidade política e ideológica dos comunistas paraenses, com uma participação massiva nos debates dos delegados presentes, demonstrando um amplo exercício da democracia interna.
Outro fator importante foi a relação renovação e permanência, sendo que o núcleo mais ativo manteve-se a frente do Partido (já que o balanço apresentado pela direção cessante foi muito positivo).

A Conferência coroou o processo de abertura e crescimento da organização comunista no Pará, em todo o processo tivemos mais de duas mil novas filiações com adesão de grande numero de militantes de outras agremiações partidárias em particular do PSB e do PT que foram bem recebidos e passaram a dar importante contribuição na construção partidária sendo um dos fatores responsáveis pelo êxito da construção da XIII Conferência.
Com muita vibração e disposição de luta foi eleita a nova direção do PCdoB paraense que conduzirá o Partido nos próximos dois anos.

Projeto Político

Outro momento de grande unidade na conferência foi o debate do projeto político partidário para a batalha eleitoral de 2010.
O PCdoB vem se colocando como protagonista nas últimas batalhas. Já em 2008 nas eleições municipais, lançou candidatos pra disputa majoritária em vários municípios paraenses, com destaque pra Belém, com a candidatura a vice na chapa PT, PCdoB, PSB, PMN e PHS.
Pra 2010, a tendência partidária é apoiar a reprodução do projeto popular no Pará, com a reeleição de Ana Júlia Carepa no governo, ao mesmo tempo em que buscaremos ocupar espaço na chapa majoritária, tanto pra vice como para o Senado.
O Pará precisa avançar na construção de um projeto que desenvolva o estado, gerando emprego e renda para o povo paraense.
Devemos romper com a lógica de um estado meramente exportador de ferro, aço e madeira, sem agregar valor para nossa economia. Aqui existem inúmeras potencialidades econômicas sejam elas no turismo, na produção e em outros setores. É preciso valorizar o povo paraense, incluindo-o socialmente.
O PCdoB no Pará não medira esforços para contribuir com o Projeto partidário nacional, pois no centro das atenções está a batalha federal, onde buscaremos eleger Neuton Miranda que atualmente dirige o PCdoB no estado e Gerência o Patrimônio da União, com políticas publicas de inclusão social, garantindo o direito a moradia a mais de cinqüenta mil famílias de baixa renda em todo o Pará.
Pra eleição de deputado federal o Partido conta também com uma chapa de deputados estaduais, com representantes de vários segmentos sociais, são dezenas de lideranças do povo, que buscam a conquista de duas ou mais cadeiras na Assembléia Legislativa como representação parlamentar do PCdoB a nível estadual.

Conheça a Nova Direção Estadual do PCdoB Pará

Jorge Luiz Guimarães Panzera
Neuton Miranda Sobrinho
Leila Márcia Silva Santos
Eneida Guimarães dos Santos
José Marcos Araújo (Marcão)
Antonio Carlos Junior
Érico de Albuquerque
Márcia Pinheiro Leal
Jorge Lopes Farias
Liduína Monteiro Menezes (Lia)
José Roberto Costa Martins
Maíra Nogueira
Marcos Casteli Panzera (Neco)
Graça Antunes
Jorge Elias de Oliveira
Marcela Nogueira
Márcia Andréia Lima
Maria Aparecida Cavalcante
Rita Miriam
Cleber Rezende
Lélio Costa da Silva
Maílson Lima Nazaré
Rodrigo Ferreira de Moraes
Aroldo Carneiro
Ivan Tavares da Silva
Antonio Braga (Neguinho)
Andréea Silva Vieira
Leandro Schilipake
Soraya (Tucuruí)
Edivarde Gomes de Farias
Manoel Santos (Manoelzinho)
Marcos Carmo de Almeida
Moisés Alves de Souza
Ray Carlos
Ana Nabiça
Anderson Oliveira Maia
José Jair Alves da Costa 
Luzia Canuto
Marcio Marcelo Trindade
Adaias Cardoso Gonçalves
Antonia Botelho 
Ginelda Silva Lima
Ketno Lucas Santiago
Vanderlei Maciel Pinheiro
André Paxiúba
Alcione Sibeli Moreira
Denilson Sampaio Viana
Henos Silva
José Luiz Ferreira (Luizinho)
Edmilson Almeida
João Antonio Albuquerque 
Antonio Lima Gomes
Ernandes Aires Gomes
Lula Fonteles
Fausto Bulcão Neto
Francy Rose
Rildo Jastes Furtado 
Manoel Maria de Moraes Paiva
Odércio Monteiro Silva

Delegados e Suplentes eleitos

Delegados

NEUTON MIRANDA
LEILA MARCIA
JORGE PANZERA
ÉRICO ALBUQUERQUE
ROBERTO MARTINS
MARCÃO FONTELES
AROLDO CARNEIRO
MÁRCIA PINHEIRO
LIA MENEZES
JORGE FARIAS
MAÍRA NOGUEIRA
MARCELA NOGUEIRA
CLEBER REZENDE
ANTONIO CARLOS JR.
ENEIDA GUIMARÃES
RODRIGO MORAES
MOISÉS ALVES
MAILSON LIMA
JORGE ELIAS
EDIVARDE GOMES
VANDERLEI PINHEIRO
MARIA APARECIDA
GRAÇA ANTUNES
IVAN TAVARES
RILDO JASTE
ALCIONE SIBELI
ANA NABIÇA
DENILSON SAMPAIO
LUIS NETO
ANDERSON MAIA
GINELDA SILVA
ANTONIA BOTELHO
ZILMA DE SOUZA
ODÉRCIO MONTEIRO
HENOS SILVA
LULA
JOÃO PAIVA

Suplentes

MARIO HES
MARCIA ANDREIA
FAUSTO BULCAO
MOACIR MARTINS
MANOELZINHO
ORLANDO CANUTO
NEGUINHO
JOÃO PAULO
SORAIA TUCURUI
JAIRO RODRIGUES
MICHEL  SODRE
FRANCY
JOSÉ LUIS
MÁRIO FILHO
IVANILSON