Sem categoria

AL: comitê discute passos para 2010 e elege Bomfim presidente

Diante de todos os crachás levantados na sala do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), no último sábado (3), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ganhou um novo presidente estadual em Alagoas. Eduardo Bomfim, militante histórico e ex-presidente estadual por um período de 28 anos, foi escolhido com unanimidade de votos durante a Conferência Estadual da legenda, que reuniu militantes da capital e do interior do estado.

A conferência, convocada para deliberar sobre as alterações nos Programa e Estatuto do Partido e eleger a delegação estadual do 12º Congresso Nacional do PCdoB também escolheu o novo Comitê Estadual do partido, composto por antigos e novos comunistas.
Em seu discurso, Bomfim falou sobre a batalha eleitoral de 2010, quando os dois grandes campos formados na política e na sociedade brasileira se enfrentarão para decidir os rumos do Brasil. “Os conservadores e a grande mídia estão agindo como proprietários que alugaram um apartamento, e agora o querem de volta”, analisou.

O desafio, segundo ele, será fortalecer o projeto nacional democrático e progressista do país, e ampliar a participação do PCdoB nesse processo. Para isso, o novo presidente conclamou os comunistas alagoanos a tomar parte mais ativa, de modo a intervir com mais ousadia na luta de ideias em Alagoas.

O desempenho do governo Lula foi apontado como positivo pelo novo presidente estadual. Segundo ele, a economia e as ações sociais são exemplos do rumo progressista que deve ser mantido, embora haja problemas a serem superados.

Assim como o desempenho do governo federal, durante o debate, questões como a soberania nacional em relação à Amazônia e o pré-sal foram constantemente levantadas pelos presentes.

O documento do Partido ao seu 12º Congresso e o Programa foram aprovados por unanimidade.

De Maceió,
Sumaia Villela