Bancos públicos mantêm greve no Piauí

Somente os bancos privados serão reabertos normalmente nesta sexta-feira. Já os servidores de bancos públicos irão avaliar proposta em nova reunião da categoria, marcada para 18h da mesma data.

Greve no Piauí - Cidadeverde.com
Os bancários dos bancos privados e do Banco do Brasil aprovaram (em algumas capitais), em assembleia realizada na quinta-feira (08) à noite, a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e puseram fim a uma greve que já durava 15 dias.

A greve teve início no dia 24 de setembro, e só na noite de ontem o comando nacional recebeu proposta que foi considerada satisfatória. Mesmo assim, servidores de bancos públicos no Piauí, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, continuam parados. Decisões parciais também aconteceram em outros estados.

Os servidores de bancos privados conseguiram reajuste de 6%, que corresponde a ganho da inflação e 1,5% de aumento real, além de Participação nos Lucros e Resultados – PLR – de 90% do salário, mais R$ 1.024, e ainda distribuição linear de 2%. Além disso, o auxílio creche, que poderia ser reduzido, foi mantido em 83 meses, e a licença maternidade continuará de 180 dias. Os acordos são válidos também para uniões homoafetivas.


Com informações de portais